Transcrição Requisitos aplicáveis às matrizes alimentares
As matrizes alimentares influenciam significativamente os resultados da análise, os procedimentos de amostragem e os métodos utilizados para a análise dependem geralmente da informação sobre a matriz.
As amostras compostas por vários ingredientes com caraterísticas diferentes são mais difíceis de manusear, enquanto as amostras líquidas são geralmente consideradas homogéneas ou fáceis de homogeneizar por agitação.
Um exemplo disto são as barras de cereais, que podem ter uma distribuição desigual de alergénios num único componente, uma vez que são normalmente compostas por diferentes ingredientes dispersos. Devem, por isso, ser cuidadosamente homogeneizadas antes de se recolherem amostras para análise.
Ocasionalmente, certos tipos de análise podem dar falsos positivos ou negativos, devido a certos componentes presentes na matriz que a tornam inadequada para tal análise.
Exemplos de tais componentes incluem taninos ou polifenóis, que podem mascarar a presença de alergénios. Noutras ocasiões, os resultados podem dar um falso positivo, devido à presença de compostos muito semelhantes à substância alergénica que está a ser detectada.
Existem outros componentes que podem afetar os resultados: os que têm valores de acidez elevados podem danificar o ADN e impedir a deteção do ADN, podendo ainda estar presentes proteínas alergénicas. Dependendo do processo, um elevado nível de açúcar pode perturbar a extração do ADN.
O etanol, se presente, pode causar resultados falsos negativos, porque desnatura os anticorpos. Por conseguinte, recomenda-se vivamente que todas as informações sobre a composição da amostra sejam fornecidas antes da análise, para que o laboratório possa selecionar o método de análise adequado. No entanto, o ideal seria que o laboratório recebesse do fabricante uma amostra isenta de alergénios da matriz alimentar que contém o alergénio, verificada por outro método, para que o laboratório possa validar a preparação e deteção da amostra.
Uma forma eficaz e ideal de ev
requisitos matrizes alimentares