Transcrição Análise de risco do pessoal
A análise de risco é geralmente apresentada através de tabelas, que devem ser feitas tendo em conta a opinião de peritos que fornecem os seus critérios, com base na experiência e boa informação sobre o assunto, para servir de guia para os operadores da indústria alimentar na verificação do desempenho do programa de gestão do risco de alergénios.
A utilização do quadro deve ser complementada pelos critérios dos peritos para a análise de cada produto, linha ou instalação do processo de produção, sendo os seus pareceres um instrumento básico para a melhoria do programa de gestão do risco de alergénios.
Exemplos de possíveis aspectos a incluir nas tabelas de avaliação de riscos. Pontos críticos:
- Exemplo: elemento crítico de produção. Considerações sobre boas práticas.
- Exemplo: contaminação de linhas próximas por métodos de limpeza. Probabilidades de contaminação cruzada.
- Exemplo: avaliação objetiva da possibilidade ou não de contaminação cruzada. Causas que conduzem a uma provável contaminação cruzada.
- Exemplo: o ar comprimido utilizado para a limpeza espalha partículas e contamina as linhas de produção próximas. Descrição dos possíveis alergénios que causam a contaminação cruzada.
- Exemplo: partículas de amendoim. Recomendação de medidas para controlar a contaminação cruzada.
- Exemplo: alteração do método de limpeza, interrupção da utilização de ar comprimido. Não seria necessária a rotulagem para alertar para a presença de alergénios. Considerações sobre boas práticas, baseadas em causas comuns de erro na gestão do risco de alergénios:
Elemento crítico: pessoal. Todos os funcionários são formados e compreendem os programas de controlo de alergénios na fábrica:
- Os novos funcionários recebem formação sobre alergénios.
- Os funcionários recebem formação específica sobre alergénios pelo menos uma vez por ano.
- O programa de formação inclui formação em controlo de alergénios, bem como outros aspectos para o desempenho adequado das suas tarefas.
- Os conhecimentos e competências dos funcionários em matéria de alergénios são avaliados e verificados.
- Os registos de formação são documentados e todos os registos estão actualizados.
- Os funcionários que não receberam a formação obrigatória são identificados e acompanhados para garantir que a formação é efectuada.
- Os engenheiros de projeto e de instalações, o pessoal de manutenção e os representantes da qualidade receberam formação sobre conceção higiénica, de modo a tê-la em conta na
pessoal