LOGIN

REGISTO
Buscador

Caraterísticas de limpeza

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Caraterísticas de limpeza


Em qualquer estratégia de gestão de alergénios, a limpeza é um dos factores-chave.

A utilização da norma "visual e fisicamente limpo" não se resume a uma simples inspeção visual das áreas ou linhas de produção, é muito mais do que isso. Para tal, as áreas onde existe o maior risco de contaminação devem ser identificadas e consideradas prioritárias nos programas de limpeza.

A conceção do equipamento deve ter em conta as especificações de limpeza para uma sanitização adequada. Uma conceção que não incorpore considerações de limpeza pode contribuir para a acumulação de resíduos ou material alergénico resultante de uma sanitização deficiente, levando a uma possível contaminação cruzada com alergénios.

Um exemplo disto pode ser o equipamento que é difícil de desmontar, onde é difícil aceder a partes escondidas, impedindo uma limpeza adequada.

Outra recomendação para evitar uma possível contaminação é evitar o cruzamento e deixar uma separação prudente para que o processo de limpeza possa ser efectuado corretamente entre as diferentes linhas de produção.

O processo de limpeza das linhas de produção deve ser constantemente avaliado para verificar a sua capacidade de controlar possíveis riscos de contaminação. Devem ser tidos em conta aspectos como os resíduos alergénicos comuns que podem ser disseminados de forma heterogénea em resultado da contaminação cruzada, e deve ser avaliada a eficácia dos processos controlados de limpeza a seco e a húmido.

Só quando a limpeza geral da linha de produção puder ser avaliada e o padrão "visualmente limpo" (sem resíduos visíveis de produtos) puder ser alcançado, é que a limpeza de material alergénico heterogeneamente distribuído na linha de produção pode ser considerada eficaz.

Para garantir uma sanitização adequada, é necessário utilizar equipamento apropriado, ter procedimentos de limpeza validados e documentados e estabelecer um período de tempo razoável para que o processo seja eficaz.

A eficácia dos procedimentos de limpeza utilizados para a segurança microbiológica deve ser avaliada regularmente, uma vez que as medidas habitualmente utilizadas para este fim não eliminam frequentemente determinados alergénios.

Para garantir que os alergénios não são deixados em áreas de difícil acesso, certos equipamentos podem ter de ser desmontados e limpos manualmente.

Para certos alimentos, como substâncias em pó ou em partículas, pastas e sementes, devem ser seguidos os procedimentos de limpeza da indústria em que foram desenvolvidos, uma vez que muitas vezes causam sérios problemas de limpeza.

No caso das máquinas de produção e embalagem, devem ser definidos procedimentos especiais para uma correta higienização. Quando não for possível assegurar uma higienização adequada, seja devido à inacessibilidade a uma determinada área, ao equipamento ou a outro fator, o risco residual de contaminação cruzada com alergénios deve ser avaliado e rotulado no produto em conformidade.

Durante o processo de sanitização, deve ter-se o cuidado de não contaminar outras áreas ou áreas que já tenham sido sanitizadas, e deve prestar-se atenção a certas técnicas de limpeza, como a utilização de ar comprimido, que pode causar contaminação, ou a limpeza de cima para baixo em ár


carateristicas limpeza

Publicações Recentes de alergenios

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?