PorCursosOnline55
Cultivar uma boa relação com os seus clientes - coaching vendas
O coaching de vida é uma profissão que exige um grande envolvimento emocional por parte do coach na sua relação com o cliente. É comum pensar-se que esta relação se deve limitar aos aspectos laborais do problema abordado durante as sessões. Este erro pode levar a limitações afectivas que afectam significativamente a eficácia da comunicação.
Neste guia, vamos abordar alguns dos elementos mais importantes da importância de manter uma boa relação com os seus clientes para garantir uma comunicação eficaz.
Não é necessário transformar a relação numa amizade, mas é essencial cuidar da relação que tem com os seus clientes. Seja caloroso nas suas relações, isto permitirá que o cliente se envolva mais sinceramente nas comunicações durante as sessões de coaching. Valores como a empatia, a solidariedade e o humanismo são essenciais quando se lida com os outros.
Alguns coaches evitam que a conversa abranja aspectos pessoais fora do problema, o que pode ser um erro. Um dos factores-chave para estabelecer uma comunicação eficaz é a confiança. Quando conseguimos que o nosso cliente confie em nós, é mais provável que ele comunique abertamente, partilhando os seus sentimentos e experiências para que possamos construir um perfil mais preciso.
Se o seu cliente desejar discutir tópicos que não acrescentam valor à sessão, mas que o ajudam a criar confiança, dê-lhe espaço para o fazer. Embora a sessão possa desviar-se temporariamente, isso aumentará o nível de confiança do cliente em si e melhorará a qualidade das sessões futuras.
Uma forma eficaz de melhorar a sua relação com os seus clientes é mostrar preocupação e interesse pelas suas preocupações. Anote todos os pormenores que surjam durante as sessões, embora possa ser difícil lembrar-se de tudo, utilize um bloco de notas ou um sistema que o ajude a lembrar-se do que o cliente lhe está a dizer e do que ele espera que demonstre interesse no futuro.
Se o cliente lhe falar de problemas pessoais, de datas importantes ou de questões que precisam de ser resolvidas, terá controlo sobre esses elementos. No início da sessão seguinte, pergunte como é que o cliente tem lidado com essas questões. Colocar-se no lugar do cliente é a melhor ferramenta para saber o que funciona para melhorar as relações. Trate os seus clientes como gostaria de ser tratado.
Não há necessidade de ser oportunista ou de fingir um interesse que não sente. Mostre honestidade e tenha consciência de que o seu maior desejo é que o seu cliente confie totalmente em si, pois estará a trabalhar com as suas emoções e isso requer confiança de ambas as partes.