PorCursosOnline55
Permitir que o seu cliente o conheça melhor - coaching vendas
Conhecer-se a si próprio é mais complexo do que parece. A autocrítica e a capacidade de nos percepcionarmos sem factores de distorção são competências raras. Muitas vezes, precisamos da ajuda dos outros para compreender o que nos caracteriza e qual é o nosso potencial.
Para um coach, é essencial que os clientes aprendam a conhecer-se a si próprios, pois isso facilita o seu desenvolvimento pessoal e optimiza os resultados a alcançar através das sessões de coaching.
Neste guia, vamos abordar a importância de ajudar os nossos clientes a conhecerem-se a si próprios, de modo a facilitar o seu processo de desenvolvimento pessoal.
Muitos dos problemas que o coach enfrenta com o cliente têm origem em problemas de perceção. O cliente é muitas vezes incapaz de identificar os seus pontos fortes inatos que lhe permitem lidar mais facilmente com situações complexas. Todos nós temos pontos fortes e fracos na nossa personalidade.
Algumas pessoas são mais sociáveis, enquanto outras têm a capacidade de aprender certas competências. Seja qual for a pessoa, todos nós temos competências valiosas que podemos melhorar e utilizar em nosso benefício. Se não conseguirmos identificar os nossos pontos fortes, não seremos capazes de os melhorar, e as nossas fraquezas prevalecerão.
As pessoas que nos rodeiam apercebem-se frequentemente de aspectos da nossa personalidade que nós próprios não vemos. Isto acontece porque estamos habituados a ser quem somos, pelo que não nos surpreendemos com as nossas capacidades. O coach, como observador externo, pode identificar esses elementos distintivos no seu cliente e ajudá-lo a reconhecê-los, orientando o seu comportamento para o desenvolvimento dessas capacidades inatas.
Muitas vezes, dedicamos mais esforços à aquisição de novas competências, quando a primeira tarefa deveria ser a de melhorar as competências que já possuímos.
O processo de auto-conhecimento envolve não só a identificação dos pontos fortes, mas também dos pontos fracos. Ao conhecermos as nossas fraquezas, é menos provável que sejamos afectados negativamente por elas. O desenvolvimento pessoal envolve o reforço das nossas capacidades e a proteção das nossas fraquezas.
Ajude o seu cliente a conhecer-se a si próprio a partir dos seus pontos fortes e fracos, encorajando a autocrítica e o desejo de auto-aperfeiçoamento. As sessões de coaching proporcionam o espaço necessário para trabalhar estes aspectos com a participação ativa e consciente do cliente.