LOGIN

REGISTO
Buscador

Evitar o excesso de formalidade com os seus clientes - coaching vendas

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Evitar o excesso de formalidade com os seus clientes - coaching vendas


Evitar o excesso de formalidade com os seus clientes - coaching vendas

Nem todas as formalidades são igualmente eficazes em diferentes ambientes profissionais. A relação entre o coach e o cliente requer um ambiente de confiança e autenticidade que facilite a identificação das preocupações e necessidades do cliente, o que nos permitirá abordá-las com estratégias eficazes. Quando mantemos uma comunicação simples, podemos ir mais fundo nas questões que queremos descobrir, reduzindo as barreiras que podem surgir devido à novidade de encontrar um coach pela primeira vez.

Neste guia, vamos examinar alguns aspectos-chave das formalidades e o seu impacto nas relações com os nossos clientes, para que possa melhorar as suas capacidades de comunicação e tornar as suas sessões de coaching mais eficazes.

Formalidade numa sessão de coaching

Muitos coaches entendem erradamente a formalidade como um indicador de profissionalismo. No entanto, profissionalismo e formalidade não são sinónimos, pode ser um excelente profissional sem ter de seguir formalidades que pouco contribuem para melhorar a qualidade do seu trabalho. Para além disso, a formalidade não deve ser confundida com polidez ou educação, pois são conceitos diferentes, a formalidade refere-se a um conjunto de regras, geralmente não verbais, que orientam o nosso comportamento.

Neste sentido, o formalismo não contribui para a relação comunicativa entre um coach e um cliente. O que procuramos é que o nosso cliente se exprima da forma mais autêntica possível, criando um espaço de confiança onde possa comunicar livremente. Como é que podemos conseguir isto se impusermos condições rígidas à nossa comunicação?

Utilizar uma linguagem clara e simples

A utilização excessiva de linguagem técnica, pomposa ou complexa para demonstrar os nossos conhecimentos é uma das piores práticas que um coach pode adotar com os clientes. É essencial compreender que na nossa clientela existe uma grande diversidade de pessoas, com diferentes níveis de formação, vocabulário, idades e experiências anteriores. Se não conseguirmos explicar os conceitos de uma forma que até uma criança possa compreender, é difícil sermos considerados bons profissionais.

A chave para a transmissão de conhecimentos reside na nossa capacidade de decompor o complexo em elementos simples e acessíveis ao ouvinte. Utilize sempre uma linguagem corrente durante as suas sessões de coaching, pois o seu principal objetivo é que o seu cliente aprenda e não que fique impressionado consigo.

Quebrar as barreiras de comunicação

Nas primeiras interações com os nossos clientes, existem frequentemente várias barreiras de comunicação que transformam a conversa em algo formal, o que impede a naturalidade da expressão. Estas barreiras incluem a timidez, a falta de jeito e o sentimento de superioridade do formador na relação. Trabalhe para quebrar essas barreiras para criar um ambiente de confiança. Comece por mostrar a si próprio o tipo de comunicação que pretende estabelecer em sessões futuras.

Se o seu objetivo é que o seu cliente seja autêntico, comece por se expressar naturalmente, evitando assumir uma posição dominante na relação. A naturalidade constrói-se através da informalidade, que, como já referimos, não está em contradição com a educação ou a cortesia.

Publicações recentes