Transcrição Corrida e passos cruzados (crossovers)
A fase cíclica: construção do impulso
A corrida de aproximação no lançamento do dardo tem duas partes diferenciadas: a corrida cíclica (frontal) e a corrida acíclica (lateral). O objetivo da fase inicial é gerar velocidade horizontal controlável.
O atleta corre de frente para a zona de lançamento, com o dardo transportado de forma estável junto à cabeça.
Ao contrário de um velocista, o lançador de dardo não usa os braços para impulsionar-se (já que um deles carrega o implemento), por isso deve enfatizar uma ação de joelhos altos e um impulso ativo dos pés. Esta fase geralmente dura entre 6 e 12 passos.
A velocidade não deve ser máxima, mas sim ótima; se o atleta correr muito rápido, não conseguirá controlar a travagem (bloqueio) no final e sairá da linha ou lançará mal.
Transição para os passos cruzados
A magia técnica ocorre na transição. Sem perder velocidade, o atleta deve girar o corpo lateralmente (o lado esquerdo apontando para a meta para um destro) enquanto continua avançando em linha reta.
Aqui começam os «passos cruzados» ou crossovers. Nesta fase, as pernas trabalham à frente do corpo.
A perna direita cruza à frente da esquerda com uma ação de joelho alto e ativo.
O objetivo biomecânico é manter os quadris perpendiculares à direção do lançamento enquanto as pernas impulsionam lateralmente.
É vital que, durante esses cruzamentos, a parte superior do corpo permaneça calma e o dardo permaneça fixo atrás, resistindo à tentação de avançar o braço prematuramente.
Ritmo e aceleração progressiva
O ritmo dos passos cruzados é fundamental.
Geralmente, são dados cinco passos rítmicos antes do lançamento (conhecido como ritmo de 5 passos). A cadência deve aumentar progressivamente: «um... dois... três-quatro-cinco».
Os passos cruzados permitem ao atleta colocar-se numa posição inclinada para trás, baixando o centro de gravidade. Isto é essencial para aumentar o percurso de aplicação da força.
Se o atleta perder velocidade nesta fase lateral (algo comum por falta de coordenação), o lançamento dependerá apenas da força do braço.
O treinador deve procu
corrida e passos cruzados crossovers