LOGIN

REGISTO
Buscador

Introdução ao EMDR

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Introdução ao EMDR


Mecanismo de estimulação bilateral

A Desensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares (EMDR) é uma terapia que integra elementos cognitivos, emocionais e corporais.

O seu componente distintivo é a estimulação bilateral do cérebro, que pode ser realizada através de movimentos oculares (seguir os dedos do terapeuta de um lado para o outro), sons alternados (auscultadores) ou tapping (batidas suaves nas mãos ou joelhos).

A teoria subjacente é que o trauma não processado fica «congelado» numa rede neuronal isolada, mantendo intactas as imagens e sensações vividas.

A estimulação bilateral, enquanto se mantém a atenção na memória, facilita a conexão dessa rede isolada com redes de memória adaptativa, permitindo que o cérebro "digerir" e arquivar a experiência traumática.

Protocolo das 8 fases (fases iniciais)

O EMDR segue um protocolo estruturado. Após a avaliação e preparação (onde se garante que o paciente tem recursos de estabilização), identifica-se o «alvo» ou memória a ser processada.

O paciente é solicitado a selecionar a imagem mais perturbadora do evento, a crença negativa associada ("Sou culpado", "Estou em perigo") e a localizar a sensação física no corpo.

Por sua vez, identifica-se uma crença positiva desejada («Fiz o que pude», «Estou seguro agora»). Isto estabelece o mapa para o reprocessamento.

Desensibilização e Instalação

Durante a fase de dessensibilização, o paciente concentra-se na imagem e na sensação negativa enquanto recebe a estimulação bilateral em séries curtas.

O terapeuta não interpreta, apenas facilita o fluxo associativo («O que sente agora?», «Continue com isso»). O processo continua até que o nível de perturbação diminua significativamente.

Posteriormente, na fase de instalação, a crença positiva («Eu sou valioso») é reforçada por meio da estimulação, verificando se ela parece verdadeira e congruente a nível emocional e corporal.

O objetivo é transformar a memória de um «terror presente» num «fato passado» neutro ou com aprendizage


introducao ao emdr

Publicações Recentes de terapia cognitivo comportamental

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar