Transcrição Gestão de estados emocionais
Técnica do «Páramo» ou «Stop»
Para evitar reações impulsivas diante de emoções intensas, utiliza-se a técnica do «Páramo» (ou Stop).
Consiste em ter uma âncora visual ou mental (como um cartão vermelho) que, quando ativada num momento de raiva ou stress, ordena parar imediatamente.
A pessoa deve fazer uma pausa física, respirar e retirar-se momentaneamente da situação para quebrar o padrão reativo automático e permitir que o cérebro racional retome o controlo.
Visualização de «Deixar cair»
Esta técnica de visualização ajuda a libertar emoções negativas persistentes. A pessoa fecha os olhos, localiza a emoção no seu corpo, intensifica-a brevemente para a reconhecer e, em seguida, visualiza que se abre um buraco no chão por onde ela cai, deixando a emoção a flutuar acima, separada de si mesma.
Em alternativa, visualize que retira a emoção e a deixa cair num abismo. Isto treina a capacidade de desapego e dissociação saudável de estados emocionais indesejados.
Fisiologia e mudança de estado
Existe uma conexão bidirecional entre o corpo e a emoção. É difícil sentir-se deprimido com uma postura ereta, olhar para cima e respirar profundamente.
Para mudar um estado emocional negativo, pode-se intervir a partir da fisiologia: mudar a postura, movimentar-se, sorrir (mesmo que forçado no início) ou mudar o ritmo respiratório.
O movimento físico rápido e a expansão corporal enviam sinais de segurança e poder ao cérebro, modificando a química emocional.
Resumo
A técnica do «Páramo» ou Stop utiliza uma âncora mental para deter reações impulsivas. Obriga a fazer uma pau
gestao de estados emocionais