LOGIN

REGISTO
Buscador

Diagnóstico da Anorexia Nervosa

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Diagnóstico da Anorexia Nervosa


Restrição Energética e Peso Corporal

O critério fundamental para o diagnóstico da anorexia nervosa é a restrição persistente da ingestão energética.

Isso leva a um peso corporal significativamente baixo em relação ao que é considerado minimamente normal para a idade, sexo, curso de desenvolvimento e saúde física do paciente.

Clinicamente, não se trata simplesmente de ser «magro», mas de uma condição em que o índice de massa corporal (IMC) desce para níveis que comprometem a saúde fisiológica (por exemplo, um IMC inferior a 17 em adultos é considerado leve, enquanto inferior a 15 é extremo).

A pessoa mantém essa restrição apesar das consequências negativas evidentes para o seu organismo.

Medo intenso e distorção percetiva

O segundo componente é um medo intenso e irracional de ganhar peso ou de «engordar», mesmo quando a pessoa se encontra em estado de desnutrição evidente.

Este medo não diminui com a perda de peso; paradoxalmente, tende a aumentar.

A isso se soma uma profunda alteração na percepção da própria imagem corporal (dismorfia).

O indivíduo avalia a sua autoestima com base quase exclusivamente na sua silhueta e peso, negando a gravidade médica do seu baixo peso atual.

A autoavaliação é distorcida de tal forma que a magreza extrema é percebida como uma conquista de autocontrolo e qualquer ganho de peso como um fracasso moral inaceitável.

Classificação de subtipos clínicos

O DSM-5 distingue duas apresentações principais. O tipo restritivo é caracterizado pelo facto de a perda de peso ser alcançada principalmente através de dietas extremas, jejum prolongado e exercício excessivo, sem que haja episódios recorrentes de compulsão alimentar ou purgação nos últimos três meses.

Por outro lado, o tipo com compulsão alimentar/purgação implica que o indivíduo, além de restringir a alimentação, recorre a episódios de ingestão compulsiva seguidos de comportamentos compensatórios imediatos, como vómito autoinduzido ou uso de laxantes e diuréticos.

É fundamental diferenciar e


diagnostico da anorexia nervosa

Publicações Recentes de terapia cognitivo comportamental

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar