logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Os vídeos

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Os vídeos


Os vídeos são um dos elementos de transmissão de informação mais completos do mundo, isto deve-se ao facto de, enquanto material audiovisual, ser capaz de integrar imagens e áudio no mesmo formato, fazendo com que a mensagem possa ser recebida de diferentes formas. No mundo do ensino, os vídeos são utilizados como uma poderosa técnica de apoio aos alunos. Desde as idades mais precoces até aos níveis mais avançados, os vídeos são utilizados para complementar as aulas ou para as ensinar diretamente desta forma.

De seguida, abordaremos a utilização de vídeos como técnica de apoio ao aluno e a importância que tem no processo de aprendizagem do aluno. Para isso, vamos rever os aspectos básicos e distintivos desta técnica, para que a possa integrar no seu ensino.

Recomendações para reforçar o nosso vídeo

Como dissemos anteriormente, este é um meio muito completo de transmissão de informação, uma vez que não só podemos comunicar através da imagem e do áudio, mas um vídeo também pode conter textos, gráficos e, em geral, qualquer informação que possa ser recebida através da visão ou da audição.

Ao criar um vídeo didático, recomenda-se a utilização de elementos que ajudem a apresentar a informação de forma organizada. É o caso de tabelas ou gráficos, que podem fornecer uma ordem comparativa para reforçar o processo de memorização do conteúdo.

Podemos incorporar perguntas que, com a orientação do professor, permitam que os alunos interajam e se mantenham activos. Se o conteúdo do vídeo o exigir, pode ser acrescentado um resumo para ajudar a orientar os alunos.

Durante o desenvolvimento do vídeo, devemos considerar se é necessário adicionar imagens para ilustrar claramente os conceitos abordados no vídeo. Se combinarmos texto com imagens, o processo de memorização será muito mais eficaz.

Na parte final do vídeo, podemos incluir um resumo, que resuma brevemente os aspectos fundamentais que foram abordados durante o vídeo, para que o aluno, ao vê-lo, possa tomar as notas necessárias e rever rapidamente esses aspectos essenciais.

Tentar que o nível de dificuldade de compreensão do vídeo seja progressivo, ou seja, que comece pelos aspectos mais básicos antes de passar aos mais complexos, para que o aluno possa ser introduzido no tema e compreendê-lo pouco a pouco.

Duração do vídeo

No que diz respeito à duração de um vídeo de um aluno, esta varia muito consoante a fonte que decidir consultar, não existe nenhum estudo que possa confirmar que um momento é mais ideal do que outro, pois devemos ter em conta a finalidade para a qual expomos o vídeo, a informaçã


videos

Transcrição Os vídeos



Publicações Recentes de tecnicas estudo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?