Transcrição Stress com técnicas de estudo
A saúde está envolvida em todos os processos humanos. Na aprendizagem, um corpo e uma mente saudáveis serão sempre aspectos positivos que contribuirão para um melhor desempenho nos estudos. Um dos factores que mais influencia a saúde de cada estudante é o stress, causado por regimes de estudo constantes e pela pressão dos exames.
O nível de stress na população jovem em idade de ensino varia significativamente, dependendo do sistema educativo de cada país, e tem sido por vezes considerado um elemento negativo da educação tradicional, que pode colocar os estudantes sob pressão excessiva, levando-os à frustração e a danos na sua saúde.
Tendo em conta a importância da saúde mental e o impacto negativo do stress nos alunos, dedicaremos o seguinte guia a explorar este aspeto em maior profundidade.
O que é o stress?
O stress é um estado psicológico nocivo para a saúde humana, causado por um esgotamento mental induzido pela má prática de submeter uma pessoa a um nível de exigência superior ao que ela é capaz de suportar. Em correspondência com o exposto, o organismo experimenta uma série de alterações físicas e psicológicas que se comportam como perturbações, que podem ser sentidas através de esgotamento, tristeza, ansiedade, nervosismo, frustração, entre outras.
Se traduzirmos isto para o exercício físico, é o resultado de tentarmos carregar muito mais peso do que os nossos músculos e articulações conseguem suportar, em vez de desenvolvermos o sistema muscular progressivamente. O mesmo acontece com a mente, quando o sistema de exigências a que nos submetemos excede em muito a capacidade de resposta do nosso cérebro, é induzido o stress, que se acumula como uma espécie de lesão que se agrava com o tempo.
Efeitos no processo de aprendizagem
O stress tem uma influência significativa no processo de aprendizagem, actua como um bloqueador da memória, pelo que memorizar até as coisas mais simples pode ser uma tarefa muito difícil quando não estamos neste estado.
As pessoas sob stress vêem o seu desempenho estudantil diminuir. Um dos elementos que mais sofre é o sono, onde surgem graves perturbações que nos impedem de descansar em pleno. Normalmente, isto acaba por se transformar noutras afectações muito graves que podem danificar consideravelmente o organismo.
O estado emocional é afetado por sentimentos de ansiedade, medo e falta de confiança. Estes aspectos podem ser muito negativos no desenvolvimento da vida estudantil e nas interações sociais. Tende a de
stress