Transcrição Técnicas de releitura
Entre as técnicas ou métodos de estudo mais importantes, o que discutiremos a seguir é provavelmente o mais utilizado pelos estudantes de todo o mundo. Muitos chegam a ela por mecanismos próprios, enquanto outros, depois de a estudarem, decidem pô-la em prática.
A técnica a que nos estamos a referir é a "releitura", ou seja, rever a leitura. Claro que isto tem a sua metodologia, pois não é tão simples como ler por ler. A releitura é uma técnica que os escritores conhecem muito bem, devido às diferenças notáveis que existem entre uma primeira e uma segunda leitura. Quando um escritor lê o que escreveu pela primeira vez, não costuma encontrar muitos erros, enquanto a emoção do momento desempenha um papel que não permite discernir entre estruturas lógicas e não lógicas.
O mesmo acontece com a música ou o filme. Mesmo que não releiamos uma peça musical ou uma obra audiovisual, a primeira impressão que ela transmite está muito distante das próximas que receberemos.
Dada a importância desta técnica para os estudantes, dedicaremos as linhas seguintes a uma análise geral do conteúdo básico desta técnica e de como a podemos utilizar nos nossos estudos.
Em que é que consiste?
A técnica de releitura tem por objetivo ajudar os alunos a encontrar aspectos que lhes escaparam na primeira leitura. Não se baseia em ler a mesma coisa duas vezes consecutivas, mas sim em aplicar uma metodologia recomendada para esta segunda leitura. Não só se relê o que se estudou, mas também se deve reler as respostas que se elaboraram e as notas que se tomaram.
Metodologia para a segunda leitura
Não é útil reler a mesma coisa depois de ter terminado a primeira leitura. A ideia é deixar a mente descansar e, se tiver muito tempo, pode até dar um ou dois dias de intervalo.
Quando lemos um conteúdo pela segunda vez e há um intervalo de tempo considerável entre a primeira leitura e esta, normalmente encontramos aspectos que não apreciámos da primeira vez que o lemos, da mesma forma, se estivermos a ler algo escrito por nós próprios, será muito mais fácil encontrar erros e inconsistências na nossa escrita.
A importância do tempo entre as duas leituras está associada ao nosso subconsciente, que está a trabalhar mesmo quando pensamos estar a descansar. Isto explica porque é que muitas vezes parece que encontramos as respostas do dia anterior quando acordamos de manhã.
Aplicação para memorizar
Não só pode utilizar a técnica da releitura para melhorar a sua
reler