Transcrição Mapa mental
O mapa mental é uma técnica de estruturação lógica de conteúdos muito utilizada pelos estudantes. De facto, existem muitos centros de estudantes que dedicam aulas e disciplinas aos estudantes com o objetivo de os ajudar a desenvolver esta técnica. Pode ser utilizado em quase todos os cenários em que se lida com informação, permitindo organizá-la, sintetizá-la e distribuí-la de forma eficiente.
Através deste guia, iremos rever os conceitos básicos relacionados com esta técnica, para que possa saber o que é, de modo a adicioná-la às suas sessões de estudo, e também lhe daremos algumas recomendações para facilitar o desenvolvimento dos seus próprios mapas mentais.
Em que é que consiste?
A técnica do mapa mental baseia-se na criação de um esquema que relaciona a informação que pretendemos, utilizando diferentes recursos como linhas, cores, imagens, etc. Através destes diagramas, dissecamos a informação nos aspectos-chave que queremos destacar e, ao mesmo tempo, geramos ligações entre conceitos, tópicos e subtópicos. Um mapa mental não é escrever a informação numa caixa, mas saber sintetizá-la até às suas bases fundamentais, atribuindo-lhes uma ordem lógica e procurando a relação entre elas.
Ao fazermos uma representação gráfica do conteúdo que estamos a estudar, o nosso cérebro tende a assimilar mais facilmente a informação, uma vez que lhe fornecemos recursos visuais valiosos que nos permitem relacionar rapidamente a informação.
Esta técnica não é de modo algum moderna, de facto, é aplicada há muitos anos em profissões e carreiras que trabalham com grandes volumes de informação. É o caso dos investigadores de polícia, que recorrem regularmente a este recurso para organizar as suas ideias e rever acontecimentos.
Um mapa mental pode ser utilizado não só para refletir a informação de que necessitamos, mas também para nos ajudar a estruturar as nossas ideias, desenvolver um trabalho, entre outros. Pode utilizar um mapa mental para organizar os seus estudos, para resolver problemas do seu dia a dia ou simplesmente para o que a sua criatividade for capaz, no final o seu objetivo é cumprir a função de ser um suporte útil para nos mostrar uma informação estruturada, relacionada e com facilidade para a desenvolver mais.
Algumas recomendações para fazer um mapa mental
Fazer um mapa mental não é muito difícil, especialmente se tivermos em conta que é um elemento personalizável que se adapta às necessidades da pessoa que o faz. No entanto, eis algumas recomendações básicas que pode ter em conta ao elaborar o seu.
Utilizar espaços amplos para o desenhar
Pode fazer um mapa mental desenhado em papel ou num documento eletrónico, depende do seu gosto, mas o mais im
mapa mental