logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Leitura de fotografias

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Leitura de fotografias


Existem muitos tipos de leitura e técnicas que foram criadas com o objetivo de acelerar o processo de leitura e permitir-nos ler a uma velocidade mais rápida. Muitas destas técnicas foram testadas e postas em prática por milhões de pessoas em todo o mundo. Um exemplo é a leitura sequencial, que é estudada em várias escolas e é uma ferramenta muito eficaz para ler rapidamente grandes volumes de texto.

No entanto, outros métodos de leitura não provaram ser tão eficazes como os anteriores, pelo menos cientificamente, e discute-se se é ou não um método válido para acelerar o processo de leitura. É aqui que entra o caso da Fotoleitura ou Photo Reading, como é mais conhecida em alusão à sua terminologia inglesa.

Vamos agora analisar esta técnica de leitura controversa para lhe dar a nossa opinião sobre se é ou não uma técnica eficaz para acelerar a leitura.

O que é o Photo Reading?

O Photo Reading, enquanto técnica de leitura, foi criado por Paul Scheele como um tipo de leitura rápida que nos permite explorar todo o potencial do nosso cérebro para apreender rapidamente o conteúdo que lemos. Para o efeito, o seu autor baseia-se na tese de que é possível incorporar os dois hemisférios do cérebro durante a leitura, de modo a que o hemisfério direito seja capaz de fotografar uma página inteira.

O objetivo é induzir um estado de relaxamento total antes de começar a ler, reduzindo todo o tipo de distracções para obter uma concentração total no texto. De seguida, faz-se uma espécie de leitura rápida para se familiarizar com o conteúdo, a disposição dos textos e outros elementos que contribuirão para o processo de memorização.

Assim, numa espécie de combinação das competências fornecidas pelos dois hemisférios, conseguiremos obter a informação que pretendemos e até memorizá-la eficazmente, se assim o desejarmos.

Considerações

A nossa opinião sobre esta técnica de leitura baseia-se nos vários estudos científicos que foram efectuados sobre o assunto. Em primeiro lugar, Pau Scheele defendeu o seu estilo de leitura a partir de uma posição pseudo-científica, recorrendo a conceitos erróneos que foram desmentidos pela neurociência e por outros ramos da ciência.

A leitura fotográfica não é possível, principalmente porque o cérebro não funciona da forma descrita pelo seu autor. Quando lemos fazemos uso de ambos os hemisférios cerebrais, o que não significa que um deles possua a capacidade de fotografar uma página, este fenómeno verifica-se em cas


lectura foto leitura

Transcrição Leitura de fotografias



Publicações Recentes de tecnicas estudo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?