LOGIN

REGISTO
Buscador

Horários de estudo

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Horários de estudo


Estudar em casa é uma tarefa regida pela disciplina pessoal, num ambiente em que é o próprio aluno que estabelece o ritmo e os hábitos relacionados com a sua preparação, é necessário impor um certo grau de organização e metodologia na realização dos seus estudos. Um debate muito frequente sobre o estudo pessoal é o que diz respeito ao horário de estudo.

Dependendo da fonte consultada, podemos encontrar diferentes opiniões que se dividem geralmente entre aqueles que defendem o estudo durante o dia e aqueles que afirmam que é melhor estudar à noite.

No guia que se segue, vamos aprofundar este assunto, para lhe darmos a nossa opinião sobre o tema, uma vez que tanto o horário diurno como o noturno têm as suas vantagens e desvantagens.

Horário noturno

Estudar à noite é uma prática muito comum entre os estudantes do ensino superior, estando geralmente associada aos estudantes universitários, que muitas vezes optam por estudar à noite devido à falta de tempo e à grande carga de trabalho que acumulam diariamente.

Vantagens: É uma altura em que o estudante tem muito menos distracções do que durante o dia, isto porque a maioria das pessoas está a dormir, pelo que interrupções como chamadas telefónicas são muito raras. Há também menos ruído exterior, o que contribui para uma maior concentração.

É por esta razão que muitos estudantes afirmam ser mais produtivos nestas alturas do que durante o dia.

Desvantagens: Este horário de estudo causa graves problemas de sono, pois está cientificamente provado que o sono noturno é irrecuperável e que a qualidade do sono durante o dia não é comparável à do sono noturno. É por isso que esta prática, se mantida ao longo do tempo, pode afetar as funções cognitivas dos estudantes, reduzir a sua produtividade e causar problemas de saúde.

Horas diurnas

O horário diurno é o primeiro horário de estudo com que estamos familiarizados na nossa vida de estudante. Quando começamos a estudar pela primeira vez, estamos sob a vigilância e o controlo constantes dos nossos pais, pelo que é normal que tenhamos um limite de horas, o que nos impossibilita de exagerar à noite.

Vantagens: Permite um estilo de vida mais organizado e produtivo, um melhor aproveitamento do sono e do tempo de lazer. As pessoas que estudam durante o dia são geralmente mais equilibradas e controlam melhor as suas responsabilidades.

Desvantagens: Estudar durante o dia expõe a um maior número de possíveis distracções, mas esta é uma desvantagem que pode ser ultrapassada, pois um bom hábito de estudo e uma organização prévia ao estudo podem ajudar a evitar que as distracções interfiram na produtividade. Quando se estuda durante o dia, a colaboração familiar é muito importante, evitando que elementos externos afectem a sua tranquilidade e o tirem da sua zona de conforto. É por isso que deve manter uma boa comunicação com a sua família, informando-a dos seus problemas para que saiba da sua carga lectiva.

Considerações

Analisados os elementos anteriores, consideramos que, tendo em conta as vantagens e desvantagens de cada horário de estudo, o horário diurno é o mais conveniente. Isto porque as desvantagens presentes no horário diurno podem ser resolvidas com uma boa comunicação, disciplina e um ambiente familiar saudável, mas as desvantagens sofridas ao manter o horário de estudo noturno por um período prolongado de tempo irão afetar consideravelmente a nossa saúde, desempenho cognitivo e produtividade.

Assim, o horário de sono perdido é irreparável e não há nada que possamos fazer.


horarios estudo

Publicações Recentes de tecnicas estudo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?