logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

A ficha de estudo

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição A ficha de estudo


A técnica de apoio que abordaremos de seguida teve o seu maior boom antes da revolução da Internet, onde o acesso à informação tinha um custo mais elevado, pelo que era necessário contar com algumas ferramentas que nos pudessem orientar para mais tarde voltarmos a elas. Não estamos a referir-nos às chamadas fichas de estudo, que apesar de parecerem ter caído em desuso, estão agora a ser retomadas como um complemento inteligente para organizar e melhorar o desempenho durante os nossos dias de estudo.

Tendo em conta a importância de resgatar esta técnica de apoio e de a adaptar às novas necessidades e circunstâncias, abordaremos este tema no seguinte guia, revendo os aspectos básicos que a distinguem, para que a possa incluir como mais uma ferramenta nas suas sessões de estudo.

O que são fichas de estudo?

As fichas de estudo são uma espécie de cartões ou breves resumos que sintetizam o essencial da informação que consultámos ou resumimos, podendo conter dados bibliográficos, resumos textuais, críticas pessoais ou qualquer outro aspeto de interesse.

Uma ficha de estudo é um instrumento personalizável, pelo que deve responder às necessidades do aluno. O seu objetivo é facilitar os processos de consulta e de gestão da informação, acelerando o estudo e contribuindo positivamente para os processos de memorização dos conteúdos.

Como criar uma ficha de trabalho?

As fichas de estudo caracterizam-se por conterem uma ordem coerente na qual são detalhados os aspectos fundamentais do conteúdo em estudo. Recomenda-se que se comece por um título que reflicta o título da matéria, do livro ou do artigo que foi consultado. Este título deve ser fiel ao original, não se recomenda que seja parafraseado, para que não dificulte as possíveis consultas posteriores que desejemos efetuar ao documento.

Podemos depois acrescentar outros dados como a data de publicação, o autor, o sítio a que acedemos para obter essa informação. Dentro dos dados do autor, podemos acrescentar alguns elementos biográficos que ampliem a sua informação pessoal ou contextualizem a sua relação com a obra e o motivo da sua criação.

É comum estudarmos a meio de uma matéria para uma determinada avaliação, onde fazemos várias consultas em diferentes fontes, o que leva a que, quando nos deparamos com os exames finais e temos de refazer o estudo, não saibamos de onde extraímos a informação ou não consigamos aceder-lhe novamente. É por isso que os primeiros dados que anotámos nos permitirão tomar essas notas se precisarmos de as consultar novamente.

Depois de termos detalhado todos os dados distintivos do material que consultámos, temos duas opções a este respeito. A primeira é acrescentar citações textuais de partes do conteúdo que são relevantes para nós. Devem ser notas curtas, como parágrafo


ficha informacao estudo

Transcrição A ficha de estudo



Publicações Recentes de tecnicas estudo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?