Transcrição Exercício físico
Há uma frase popular que diz 'uma mente sã num corpo são'. Embora tenhamos tendência a repeti-la sem prestar atenção à sua importância, ela refere-se à forte inter-relação entre o corpo e a mente.
Durante a vida de estudante, concentramos as nossas energias numa série de actividades que se resumem a memorizar, ler, aprender, escrever, entre outras actividades intelectuais. No entanto, pouco se diz sobre a necessidade de exercício no processo de aprendizagem; parece que vemos o nosso cérebro como um órgão independente do corpo, que não precisa do resto do corpo.
Se olharmos para os currículos das universidades mais prestigiadas e competitivas a nível internacional, facilmente nos aperceberemos de que o desporto ocupa um lugar muito importante na vida dos estudantes. Da mesma forma, basta olhar para muitos dos executivos das empresas mais importantes do mundo para ver como conseguem incluir tempo para o exercício diário nos seus horários preenchidos.
Apresentamos de seguida uma breve análise do impacto que o exercício físico tem no desempenho dos nossos alunos, para que possa ter todos os dados necessários para compreender e valorizar a necessidade de dar ao exercício o espaço que merece na sua rotina diária.
A importância do exercício físico
Estudos realizados por várias universidades demonstram que alguns minutos de exercício físico por dia têm um impacto considerável na concentração e no humor dos alunos. De facto, alguns alunos foram mesmo submetidos a vários testes que medem a concentração, e a resposta foi significativamente mais elevada nos grupos de alunos que tinham praticado exercício físico anteriormente do que naqueles que não o tinham feito.
A melhoria do humor, e do estado de espírito em geral, é um antídoto natural contra o stress. O exercício físico relaxa, permite-nos fugir dos problemas e exprimir de forma positiva a ansiedade acumulada. Por estranho que pareça, verificou-se que o exercício físico influencia vários aspectos da nossa memória, pelo que a nossa capacidade de recordar coisas durante um longo período de tempo é beneficiada.
Consequências da falta de atividade física
A falta de atividade física durante a vida de estudante pode ter consequências muito desfavoráveis para a saúde mental e psicológica dos estudantes. Em primeiro lugar, é de notar que passamos a maior parte da nossa vida de estudante num período biológico em que o nosso corpo está a crescer e a desenvolver-se. A ausência de exercício físico durante este período traduz-se em possíveis lesões musculares e ósseas, atraso no crescimento, doenças e outros problemas.
As crianças e os jovens que sofrem de falta de atividade física têm mais dificuldade em relacionar-se com outras pessoas, pelo que tendem a aparecer introversão, timidez, p
exercicio fisico