logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Condições do estudo

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Condições do estudo


Estudar é uma atividade que requer muita energia, estamos a passar por um processo em que procuramos adquirir novos conhecimentos ou competências, pelo que o nosso cérebro tem de trabalhar em excesso, porque não está perante uma atividade mecânica ou rotineira, mas tem de estar recetivo para facilitar a apreensão desses conhecimentos.

Dito isto, há algumas coisas que podemos fazer para tornar o processo de aprendizagem menos hostil. Estamos a falar de trabalhar as condições de estudo. Independentemente de qual seja o seu caso, de quanto espaço tem em casa, se há muito barulho ou não, pode sempre melhorar muitos aspectos que lhe permitirão tornar o seu espaço de estudo mais agradável.

Vamos falar sobre este tema de seguida, onde abordaremos, em termos gerais, alguns aspectos que deve ter em conta ao criar e equipar o seu espaço de estudo.

Organize a sua secretária

Independentemente do tamanho da secretária onde faz os seus trabalhos de casa, certifique-se de que tem apenas o necessário para os fazer. Ter muitos objectos desnecessários dá a sensação de que tem mais do que realmente tem. Uma secretária arrumada, simples e com poucos objectos dá uma sensação de calma, alivia o stress e dá-lhe controlo e domínio sobre o espaço.

Não deixe os seus livros ou apontamentos desarrumados na sua secretária depois de terminar os estudos; se não os vai voltar a utilizar, é melhor guardá-los.

Desta forma, a impressão que terá quando voltar aos seus trabalhos de casa será melhor do que se tiver de começar por apanhar, limpar ou perceber o que é cada um dos objectos que deixou em cima da mesa. É um mecanismo simples de poupança de tempo que não o afectará se o praticar todos os dias.

Tenha uma boa iluminação

Por vezes, quando estudamos ao computador, descuramos a iluminação da sala. Este é um erro comum que, a longo prazo, afecta significativamente a nossa visão, desgastando-a e causando graves perturbações. Os problemas também se fazem sentir a curto prazo: o nosso rendimento diminui consideravelmente, cansamo-nos mais facilmente, podemos sentir dores de cabeça, mal-estar e tonturas devido aos fortes contrastes de luz entre o ambiente em que nos encontramos e a luz que emana do computador.

Se vai escrever em papel, um candeeiro na sua secretária pode ser uma boa ideia, para que a luz reflicta o que está a escrever e tenha de forçar menos os olhos, além de ajudar a evitar erros desnecessários. Escusado será dizer que estudar no escuro é altamente contraindicado, por isso, se gosta de estudar à noite, certifique-se de que tem luz suficiente.

Reúna tudo o que precisa

Antes de começar um trabalho, certifique-se de que tem tudo o que precisa. Isto aplica-se tanto a um livro como a uma tesoura. O objetivo é evitar distracções, parar para procurar algo de que precisa e ter de sacrificar algum do seu tempo para o fazer. É comum que uma paragem forçada nos faça perder completamente a concentração ou o ritmo, além de nos tornar mais tentados a cair em distracções ao longo do caminho. Se possível, pode querer ter água ou bebidas ao seu alcance, qualquer coisa que reduza as hipóteses de ter de sair do seu lugar antes de terminar os trabalhos de casa.

Lembre-se que o seu espaço de estudo deve ser um ambiente amigável e não hostil. É um local que tem de dominar e adaptar às suas necessidades para aumentar a sua eficiência e desempenho no estudo.


estudo codicoes

Transcrição Condições do estudo



Publicações Recentes de tecnicas estudo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?