logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Distrações

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Distrações


As distracções são um dos elementos mais prejudiciais para a produtividade humana. Muitas vezes é difícil distingui-las facilmente, porque são frequentemente vistas por nós como um elemento comum, uma tarefa normal e até como algo a que devemos prestar atenção. A verdade é que quanto mais aborrecida for a tarefa que temos de enfrentar, mais distração procuramos atrair, porque o nosso cérebro evita enfrentar momentos desagradáveis, procura o caminho que oferece menos resistência e, obviamente, esse caminho nunca será o do cumprimento das nossas responsabilidades.

Aqui está uma visão geral de como as distracções podem ser prejudiciais e que medidas podemos tomar para as evitar durante os nossos dias de estudo, para que possamos fazer melhor uso do nosso tempo e ser mais eficientes nas nossas tarefas diárias.

A distração é um problema

A ascensão da Internet e das redes sociais bombardeou-nos com milhões de elementos que influenciam negativamente a nossa capacidade de concentração nas tarefas normais do dia a dia. Isto é fácil de compreender, porque os algoritmos por detrás destes sites são cuidadosamente concebidos para perceber de que conteúdos gostamos mais e para nos fornecerem uma quantidade infindável dos mesmos.

O seu objetivo fundamental é manter-nos nos seus sítios durante o máximo de tempo possível, uma vez que o seu modelo de negócio se baseia precisamente no consumo que fazemos. Já não é tão simples como desligar a televisão quando o filme acaba, agora temos de vencer o algoritmo na sua tentativa de nos mostrar algo suficientemente atrativo para nos impedir de sair.

Este é o problema da má utilização das tecnologias, que é difícil encontrar os limites, porque os fornecedores também não estão interessados em estabelecer esses limites, a responsabilidade não é deles, é sua. Se não formos capazes de controlar a utilização que fazemos e o tempo que perdemos com distracções, será impossível manter um ritmo de produtividade eficiente.

É claro que nem todas as distracções provêm de sites da Internet, basta pensar nas horas que se perdem a conversar sobre assuntos banais com qualquer amigo, a jogar jogos de vídeo, a ouvir música ou qualquer outra atividade que prolongue o tempo que temos para enfrentar o que temos de fazer.

Dado o problema, sugerimos que tome algumas das seguintes medidas para evitar os efeitos deste problema.

Regular a sua ligação

O auto-estudo está inevitavelmente ligado à disciplina e, se há regras na escola, também deve haver regras no auto-estudo.

O facto de não ter ninguém para o controlar não significa que não haja ordem, deve impor as suas próprias regras. Para começar, regule o acesso à Internet apenas para assuntos de estudantes durante o tempo de estudo. Isto pode ser implementado de várias formas, aliás, existem muitas aplicações gratuitas que hoje em dia disponibilizam estas funções, permitindo-lhe regular o acesso que pode fazer a determinados sites durante um período de tempo, embora o ideal fosse uma questão de vontade e disciplina, em que não se pode ligar durante o tempo de estudo, porque é uma regra auto-imposta e decidiu respeitar-se a si próprio.

Definir um horário

Uma distração muito comum é ser chamado ao telefone ou visitado inesperadamente. Por vezes, é difícil evitar estes acontecimentos, porque são casuais e não podem ser previstos. Desta forma, os seus amigos e familiares saberão que está ocupado durante esse período e, mesmo que dê um pouco de trabalho no início, com o tempo as interrupções serão menores.

Crie o seu plano de estudo

Intimamente ligado ao ponto anterior, não deixe que o estudo seja um evento improvisado. Planeie os seus planos de estudo com antecedência para não ser apanhado desprevenido pelo atraso. Ter um plano de estudo antecipado permitir-lhe-á encaixar eventos triviais nos períodos de pausa e acomodar o seu espaço de lazer de uma forma que não afecte o conteúdo das suas tarefas diárias.


distraccoes

Transcrição Distrações



Publicações Recentes de tecnicas estudo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?