LOGIN

REGISTO
Buscador

Tomada de decisão sob pressão: heurísticas e enviesamentos cognitivos

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Tomada de decisão sob pressão: heurísticas e enviesamentos cognitivos


Heurísticas: Os atalhos mentais do nosso cérebro

Quando precisamos de tomar decisões, especialmente sob pressão, o nosso cérebro utiliza uma série de atalhos mentais conhecidos como heurísticas.

Estas heurísticas funcionam como regras práticas que orientam as nossas escolhas rapidamente, sem necessidade de análises aprofundadas e detalhadas.

Embora estes atalhos mentais nos possam poupar muito tempo e esforço, é muito importante saber que nem sempre são perfeitos ou precisos.

São mecanismos que desenvolvemos para navegar pela complexidade do mundo, mas em ambientes de alta pressão, podem levar-nos a cometer erros significativos.

O primeiro passo para melhorar a nossa tomada de decisão é, portanto, estarmos conscientes de que a nossa mente utiliza estes atalhos de forma totalmente automática.

Vieses cognitivos: quando os atalhos nos levam ao erro

Por vezes, estes atalhos podem acabar por gerar erros de julgamento ou o que é conhecido em psicologia como diferentes Vieses.

Um viés cognitivo ocorre quando a nossa forma particular de pensar nos afasta da possibilidade de sermos capazes de tomar decisões que sejam lógicas, corretas ou bem fundamentadas.

Saber da existência destes enviesamentos permite-nos detetar quando o nosso pensamento nos pode estar a induzir em erro, ajudando-nos a ser mais reflexivos e conscientes.

Ao identificar um enviesamento na nossa forma de raciocinar, podemos pausar e avaliar a situação com maior objetividade, o que melhora a qualidade da decisão.

Viés de Confirmação e Disponibilidade

Um dos exemplos mais comuns é o viés de confirmação, que ocorre quando nos focamos apenas na informação que confirma aquilo em que já acreditamos.

Com este viés, tendemos a ignorar sistematicamente toda a informação que contradiz as nossas crenças anteriores, mesmo que sejam muito mais relevantes ou verdadeiras.

Este viés é muito perigoso, pois pode fazer-nos agarrar a decisões erradas, simplesmente porque reforçam a nossa visão inicial do mundo.

Outro viés importante é a heurística da disponibilidade, com a qual baseamos as nossas decisões na informação que conseguimos recordar mais facilmente e rapidamente.

O problema é que a informação que recordamos facilmente, como notícias recentes ou experiências pe


tomada de decisao sob pressao heuristicas e enviesamentos cognitivos

Publicações Recentes de stress calma

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?