Transcrição Padrão Inútil 1. Prever o Futuro e Catastrofizar
A Tarefa Fútil de Prever o Futuro
Um dos padrões de pensamento mais inúteis e stressantes é a tendência para tentar constantemente prever o futuro de forma negativa.
Se realmente quer viver a sua vida em paz, tranquilidade e harmonia, é absolutamente necessário que pare de tentar adivinhar o que vai acontecer a seguir.
Quando nos concentramos única e exclusivamente em tentar prever o futuro, tudo o que conseguimos é encher-nos de angústia profunda e desnecessária no presente.
A mente fica obcecada com ideias como um negócio falir ou não ganhar o dinheiro que precisamos para sobreviver.
Este tipo de pensamento negativo sobre o que virá enche-nos de stress porque o nosso foco mental está permanentemente preso num futuro que ainda não existe.
A Mecânica da Catastrofização
Este padrão manifesta-se geralmente como catastrofização, que é o hábito de levar algo demasiado a sério. pequeno e transformá-lo num grande problema.
Por exemplo, se perder o autocarro de manhã, a sua mente pode criar uma cadeia de pensamentos na qual acabará por ser despedido do seu emprego por estar atrasado.
Da mesma forma, uma pequena discussão com o seu parceiro pode ser imediatamente interpretada como um sinal claro de que a relação acabou para sempre.
Até mesmo uma simples recusa de alguém de quem gosta pode ser transformada numa catástrofe pessoal que o faz sentir-se completamente miserável e inútil.
Em todos estes momentos, o que fazemos é começar a construir situações catastróficas a partir de acontecimentos que, na realidade, são muito pequenos e perfeitamente controláveis.
Viver como "Zombies" no Presente
Quando caímos neste padrão de pensamento, praticamente vivemos como se fôssemos zombies, a realizar as tarefas do dia, mas com a mente completamente noutro lugar.
Embora o nosso corpo esteja no presente, a nossa atenção está estática fixada como as coisas não vão dar certo e em todas as possibilidades futuras fracassos.
Este estado de desconexão impede-nos de viver plenamente o momento presente, pois estamos constantemente preocupados com acontecimentos que podem nunca ocorrer.
Tornamo-nos meros espectadores das nossas próprias vidas, incapazes de desfrutar de experiências positivas porque estamos demasiado ocupados a imaginar tragédias que não são reais.
O stress das metas não cumpridas
Esta forma de pensar também se aplica aos nossos objetivos de vida, gerando sobre coisas que ainda não aconteceram e que podem nunca acontecer.
Perguntamo-nos o que passaremos se nos atrasarmos nos três anos e cinco anos sem conseguirmos uma pareja, ou se alcançarmos os quatro sem ter um trabalho estável. ahogan.
Este costume de nos focarmos no que poderia correr mal é o que nos enche de estrelas e nos impede de atuar com confiança para construir o futuro que desejamos.
padrao inutil 1 prever o futuro e catastrofizar