LOGIN

REGISTO
Buscador

Role-Playing para a Resolução de Conflitos

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Role-Playing para a Resolução de Conflitos


Aprender técnicas de resolução de conflitos é o primeiro passo, mas a verdadeira habilidade é desenvolvida através da prática.

A dramatização ou simulação de papéis é um "laboratório" seguro onde pode ensaiar essas técnicas sem as pressões emocionais de um conflito real.

Este exercício permitirá que você experimente a escuta ativa, a linguagem assertiva e a busca de acordos, dando-lhe confiança para lidar com desacordos futuros de uma forma mais construtiva e colaborativa.

Objetivo do exercício

O objetivo principal desta atividade é que você possa praticar a resolução de conflitos utilizando as técnicas aprendidas no módulo em um ambiente seguro e controlado.

Instruções para a prática

Passo 1: Encontre um Parceiro e Escolha um Conflito

Procure um parceiro de confiança, seja um amigo, familiar ou colega, que esteja disposto a participar neste exercício de simulação consigo.

Juntos, escolham um conflito comum ou fictício que possam usar para a prática.

Pode ser um desacordo sobre tarefas domésticas, planos para o fim de semana ou qualquer outro assunto que permita que ambos pratiquem como resolvê-lo.

Passo 2: Realize a simulação aplicando as técnicas

Durante o exercício de role-playing, concentrem-se em aplicar as seguintes estratégias:

  • Use a escuta ativa: pratique repetir com suas próprias palavras o que a outra pessoa disse para confirmar que você entendeu corretamente a perspectiva dela. Por exemplo: «Se bem entendi, você se sente frustrado porque...».
  • Aplique a linguagem «eu»: expresse os seus próprios sentimentos e necessidades sem culpar ou acusar a outra pessoa. Em vez de «Você nunca ajuda», tente «Eu sinto-me sobrecarregado quando...».
  • Procure um acordo em que todos ganhem: em vez de tentar «ganhar» a discussão, trabalhem juntos para encontrar uma solução com a qual ambos se sintam satisfeitos.

Passo 3: Reflexão e feedback

Após a simulação, reservem um momento para refletir sobre a experiência. Conversem sobre como se sentiram ao utilizar essas técnicas.

Façam as seguintes perguntas: Foi fácil ou difícil aplicar essas estratégias?

O que funcionou bem e o que não funcionou? Como podemos melhorar da próxima vez que enfrentarmos um desacordo real?

Reflexão final

Este exercício não busca a perfeição, mas


role playing para a resolucao de conflitos

Publicações Recentes de resolucao conflito familiar

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar