LOGIN

REGISTO
Buscador

Energia de ativação e a regra dos 20 segundos

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Energia de ativação e a regra dos 20 segundos


Para facilitar a iniciação e a consolidação de novos hábitos, é essencial reduzir a fricção inicial ou a resistência a eles associada.

A "energia de ativação" refere-se ao esforço inicial necessário para iniciar uma ação, e a "regra dos 20 segundos" é uma estratégia prática para manipular esta energia em proveito próprio.

A faisca inicial. Energia de ativação

Qualquer atividade que empreendamos precisa de uma "faisca" inicial, um pequeno empurrão para arrancar, tal como o arranque de um motor.

Esta é a energia de ativação. Se esta energia necessária for demasiado elevada, é mais provável que procrastinemos ou evitemos a tarefa.

Por conseguinte, uma estratégia fundamental para a formação de hábitos consiste em tornar o inicio do comportamento desejado tão fácil e acessivel quanto possivel.

A regra dos 20 segundos

A regra dos 20 segundos, popularizada por Shawn Achor, propõe que podemos aumentar significativamente a probabilidade de realizar um hábito desejado, reduzindo o tempo necessário para o iniciar em pelo menos 20 segundos.

Por outro lado, podemos diminuir a probabilidade de cair num hábito indesejado aumentando o tempo e o esforço para o iniciar em pelo menos 20 segundos.

Trata-se de tornar o bom fácil e o mau dificil. Por exemplo, se quiser ler mais, mantenha o seu livro à mão, num local visivel e acessivel, em vez de o guardar num armário ou noutra divisão.

Se quiser comer mais fruta, esta deve estar à vista de todos na cozinha, e não escondida no fundo do frigorifico.

Se quisermos tocar guitarra, ela deve estar fora do estojo e num lugar de destaque, não guardada num armário.

Aplicações práticas

Para criar o hábito de fazer exercicio de manhã, o vestuário desportivo e as sapatilhas podem ser arrumados na noite an


ativacao energia regra dos 20 segundos

Publicações Recentes de psicologia positiva

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?