LOGIN

REGISTO
Buscador

ROTINAS PRÉ-COMPETITIVAS

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição ROTINAS PRÉ-COMPETITIVAS


Segmentação do desempenho e contagens regressivas ("Decolagem")

Para combater a incerteza e as distrações antes de um evento, é útil estruturar o tempo por meio da "segmentação do desempenho".

Esta estratégia divide as horas ou minutos antes da competição em blocos gerenciáveis com tarefas específicas, funcionando como uma contagem regressiva semelhante ao lançamento de um foguete.

Isto proporciona ao atleta uma sensação de controlo e familiaridade, independentemente da magnitude do evento.

Suponhamos que uma nadadora de competição tenha a sua prova às 18h. A sua rotina de "decolagem" poderia começar na noite anterior com a visualização (T-24h).

No dia da corrida, às 16h (T-2h), ela realiza a sua ativação em seco; às 17h (T-1h), entra na piscina de aquecimento; e às 17h45 (T-15min), coloca os auscultadores com a sua lista de reprodução de concentração enquanto está na sala de espera.

Ao concentrar-se em cumprir cada segmento do seu protocolo, a sua mente mantém-se ocupada no processo («agora é hora de aquecer», «agora é hora de ouvir música») em vez de se preocupar com o resultado da corrida.

Padronização dos aquecimentos para reduzir a incerteza

A consistência é o antídoto contra a ansiedade. As rotinas pré-competitivas devem ser padronizadas para criar um "bunker psicológico" onde o atleta se sinta seguro.

Isso implica realizar a mesma sequência de movimentos físicos e mentais antes de cada atuação, seja um treino ou a final de um campeonato.

Essa repetição condiciona o cérebro a entrar no estado de desempenho ideal.

Um lançador de peso, por exemplo, poderia desenvolver uma sequência imutável antes de entrar no círculo: secar a bola com a toalha, dar duas palmadas na coxa esquerda, visualizar a trajetória do lançamento e realizar uma expiração forçada.

Se, numa competição importante, a sua vez for adiada devido a um problema técnico, em vez de se desconcentrar, ele simplesmente reinicia a sua rotina padrão.

Este comportamento ritualista permite-lhe isolar-se de fatores externos incontroláveis (atrasos, ruído da plateia, clima) e concentrar-se na única coisa que controla: a sua preparação imediata para a execução.

Resumo

As rotinas pré-competitivas estruturam o tempo através da segmentação do desempenho. Dividir as horas que antecedem a competição em blocos com tarefas específicas funciona como uma contagem regressiva que proporciona controlo e familiaridade ao atleta.

A padronização cria um "bunker psicológico" seguro contra a ansiedade. Repetir sempre a mesma sequência de movimentos físicos e mentais condiciona o cérebro a entrar automaticamente no estado de desempenho ideal.

Esses rituais permitem ao atleta isolar-se de fatores externos incontroláveis, como atrasos. Diante de distrações, reiniciar a rotina ajuda a concentrar-se exclusivamente na preparação imediata para a execução da tarefa.


rotinas pre competitivas

Publicações Recentes de psicologia desportiva

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar