LOGIN

REGISTO
Buscador

Técnicas de gestão da respiração para o pânico

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Técnicas de gestão da respiração para o pânico


As técnicas de controlo da respiração, especialmente a respiração diafragmática ou profunda, são ferramentas úteis no tratamento da Perturbação de Pânico para ajudar as pessoas a regular a sua excitação fisiológica e reduzir a intensidade dos sintomas durante um episódio agudo de ansiedade ou ataque de pânico.

Hiperventilação em caso de pânico

Durante um ataque de pânico, é comum que a pessoa comece a hiperventilar, ou seja, a respirar rapidamente e de forma superficial.

Embora esta possa ser uma resposta automática ao medo, a hiperventilação pode exacerbar alguns dos sintomas físicos do pânico, como tonturas, asfixia, formigueiro nos membros e palpitações, devido a um desequilíbrio nos níveis de oxigénio e dióxido de carbono no sangue.

Este aumento dos sintomas pode, por sua vez, intensificar a sensação de perigo e medo, contribuindo para o ciclo vicioso do pânico.

A respiração diafragmática como contrapeso

A respiração diafragmática ou profunda, que envolve a utilização do diafragma para respirar mais lentamente e de forma mais completa, ajuda a contrariar os efeitos da hiperventilação e a ativar a resposta de relaxamento do sistema nervoso parassimpático.

Ao praticar uma respiração mais lenta e controlada, pode fazê-lo:

  • Reduzir o ritmo cardíaco.
  • Para reduzir a tensão muscular.
  • Melhorar a oxigenação de forma mais eficiente.
  • Promover uma sensação geral de calma.

Aprender e praticar a técnica

A pessoa é ensinada a praticar a respiração diafragmática regularmente, mesmo em momentos de silêncio, para que se torne uma competência bem aprendida e de fácil acesso quando necessário.

A técnica básica consiste em inspirar lentamente pelo nariz, permitindo que o abdómen se expanda (e não o peito), e depois expirar lentamente pela boca ou pelo nariz, permitindo que o abdómen se contraia.

Muitas vezes, são utilizadas contagens para regular o ritmo (por exemplo, inspirar em 4 batidas, expirar em 6 batidas).

Aplicação durante a ansiedade ou o pânico

Quando começ


tecnicas tratamento tecnicas respiracao panico

Publicações Recentes de psicologia ansiedade

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?