LOGIN

REGISTO
Buscador

Estudo de caso. perturbação de ansiedade generalizada (gad).

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Estudo de caso. perturbação de ansiedade generalizada (gad).


Para ilustrar a aplicação das técnicas aprendidas, consideremos o caso de "Laura", uma mulher de 35 anos que vem ao consultório manifestando uma preocupação constante e excessiva com muitos aspectos da sua vida: o seu desempenho profissional, a saúde dos pais, as suas finanças e o futuro dos filhos.

Estas preocupações provocam tensão muscular, problemas de sono e irritabilidade frequente que afecta as suas relações.

Avaliação e concetualização do caso

Após uma avaliação inicial, que incluiria uma entrevista clínica e possivelmente um questionário como o PSWQ (Penn State Worry Questionnaire), constata-se que Laura preenche os critérios para a Perturbação de Ansiedade Generalizada.

As suas preocupações são difíceis de controlar, causam-lhe um desconforto significativo e estão presentes na maior parte dos dias há mais de seis meses.

O seu estilo de pensamento é identificado como tendendo para o catastrofismo ("Se eu cometer um erro no trabalho, serei despedido") e sobrestimando a probabilidade de acontecimentos negativos.

Fisiologicamente, apresenta uma ativação constante do sistema nervoso simpático.

A nível comportamental, tem tendência a ruminar e a procurar tranquilizar-se junto do seu parceiro.

Plano de tratamento baseado em TCC

O plano de tratamento para Laura centrar-se-ia em:

  • Psicoeducação: Explicarle la naturaleza del TAG, el círculo vicioso de la preocupación y la función adaptativa de la ansiedad, diferenciándola de su experiencia actual.
  • Formação em técnicas de relaxamento: Se le enseñaría respiración diafragmática y relajación muscular progresiva para manejar la tensión física.
  • Reestruturação cognitiva: Se trabajaría en identificar sus pensamientos automáticos negativos y distorsiones cognitivas (especialmente el catastrofismo y la sobregeneralización). Utilizando el debate socrático y la búsqueda de evidencia, se fomentarían pensamientos alternativos más realistas y adaptativos. Se le pediría llevar un autorregistro de preocupaciones para analizarlas.
  • Exposição a incerteza: Gradualmente, se le animaría a tolerar la incertidumbre y a reducir los comportamientos de búsqueda de reaseguramiento. Esto podría implicar ejercicios de "posponer la preocupación" a un momento específico del día.
  • Técnicas de resolução de probl


estudo caso perturbacao ansiedade generalizada etiqueta

Publicações Recentes de psicologia ansiedade

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?