Transcrição Doenças cardiovasculares (i)
As doenças cardiovasculares são doenças que afectam o coração e os vasos sanguíneos. Nas estatísticas globais de saúde de 2020 publicadas pela Organização Mundial de Saúde, destaca-se:
- "Em 2016, estima-se que 41 milhões de pessoas morreram de doenças não transmissíveis (DNTs), representando 71% de todas as mortes. A maioria destas mortes foi causada por quatro doenças principais: doenças cardiovasculares (17,9 milhões), cancro (9 milhões), doenças respiratórias crónicas (3,8 milhões) e diabetes (1,6 milhões)."
- "As causas subjacentes a estas doenças são múltiplas, incluindo predisposições genéticas e comportamentos de risco modificáveis, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, a inatividade física e os regimes alimentares pouco saudáveis, bem como riscos ambientais, como a poluição atmosférica. A ocorrência destes factores varia consoante a região geográfica, o estatuto económico e o sexo."
Principais doenças cardiovasculares
A doença das artérias coronárias ocorre quando o fluxo sanguíneo para o coração é prejudicado pela acumulação de placas nas artérias coronárias. As doenças das artérias coronárias incluem:
- Angina de peito: ocorre quando o fornecimento de sangue (e oxigénio) ao músculo cardíaco é insuficiente, causando dor no peito. Esta condição está associada a um risco acrescido de eventos cardiovasculares graves.
- Enfarte agudo do miocárdio (ataque cardíaco): resulta da morte de células cardíacas, causada por uma interrupção do fluxo sanguíneo. É a principal causa de morte a nível mundial, tanto em homens como em mulheres.
Doençavascular periférica: refere-se à obstrução das artérias que transportam sangue para as extremidades, geralmente causada por arteriosclerose. Doença cerebrovascular (AVC): inclui perturbações que afectam os vasos sanguíneos do cérebro, resultando em isquémia (falta de sangue) ou hemorragia. A hipertensão é o principal fator de risco para estas doenças. Estenose da artéria renal: um estreitamento da artéria que leva o sangue ao rim, que pode levar à insuficiência renal e à hipertensão. Aneurisma da aorta: ocorre quando uma secção da aorta enfraquece e dilata. Se não for tratado, pode romper-se e provocar uma hemorragia interna maciça. Cardiomiopatia: é a perturbação do músculo cardíaco que pode levar a arritmias e paragem cardíaca. A cardiopatia hipertensiva é o aumento patológico do coração, que pode levar à insuficiência cardíaca e aumentar o risco de aneurisma. A insuficiência cardíaca é a incapacidade do coração de bombear sangue suficiente para o corpo e é uma das principais causas de hospitalização em pessoas com mais de 65 anos. Doença cardíaca pulmonar (cor pulmonale): inclui alterações no ventrículo direito do coração devido a problemas respiratórios, que podem levar à insuficiência cardíaca direita. Perturbações do ritmo cardíaco: incluem variações da frequência ou do ritmo cardíaco, como taquicardia (frequência cardíaca elevada) e bradicardia (frequência cardíaca baixa). Doenças inflamatórias do coração:
- Endocardite: é a inflamação do revestimento interno do coração e das válvulas.
- Cardiomegalia: aumento anormal do coração.
- Miocardite: inflamação do músculo
doencas i