Transcrição Conservar os alimentos
Uma das formas mais eficazes de poupar tempo na preparação das nossas refeições durante a semana é cozinhar em grandes quantidades e pré-preparar alguns dos nossos alimentos. Embora isto nos permita ter uma fonte rápida de alimentos, o que atenuará o desejo de recorrer a comida de plástico e a compras desnecessárias, tem um problema claro. Os alimentos tendem a estragar-se poucos dias após a sua transformação. Muitos alimentos têm um ciclo de vida curto, pelo que comprá-los em grandes quantidades coloca-os em risco de se desperdiçarem e estragarem.
Embora não possamos lutar contra o prazo de validade natural de cada produto, atualmente dispomos de técnicas que nos permitem atrasar consideravelmente o prazo de validade dos nossos alimentos. Se as conhecermos e as aplicarmos no armazenamento dos nossos alimentos, podemos resolver significativamente este problema.
Neste guia, iremos abordar algumas das técnicas mais populares para prolongar o prazo de validade dos nossos alimentos. Se está a iniciar uma dieta saudável, este tópico será de grande importância para si, uma vez que lhe dará a liberdade de poder cozinhar comida suficiente para vários dias sem receio de desperdiçar alimentos no processo.
Congelar alimentos: Esta é provavelmente a técnica mais conhecida de todos. Ao congelar os nossos alimentos, podemos prolongar consideravelmente a sua vida útil. O processo de congelamento é simples e económico, no entanto é válido saber que mesmo congelados, os nossos alimentos terão uma data de validade, por isso é recomendável manter o controlo dos tempos de congelamento.
Como sempre, recomendamos que faça compras que possam cobrir as suas necessidades durante uma ou duas semanas. No caso da cozedura dos alimentos, pense em quantidades que cubram um período de tempo não superior a uma semana, mas é claro que para as frutas e legumes estes tempos são muito mais longos, uma vez que se os conservar corretamente poderá desfrutá-los durante mais tempo.
Utilizar sacos herméticos ou selados a vácuo: A técnica de selar os alimentos a vácuo pode ser um pouco mais cara, porque depende de uma máquina. No entanto, é verdade que atualmente é possível obter equipamentos que desempenham esta função a preços muito baixos. Em todo o caso, também se podem utilizar sacos hermeticamente fechados, que permitem atrasar a decomposição dos alimentos. Esta técnica é especialmente adequada para conservar legumes e frutas, prolongando a data de consumo.
Criação de conservas: As conservas à base de pickles, salmouras e outras podem ser muito atractivas, em primeiro lugar porque são uma forma diferente de consumir os nossos alimentos e permitem-nos conservá-los durante longos períodos de tempo. A gama de con
conservar alimentos