logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Reacções adversas aos alimentos

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Reacções adversas aos alimentos


Como estudámos na apresentação anterior, a alergia e a intolerância alimentar são reacções não tóxicas aos alimentos, que ocorrem apenas num pequeno número de indivíduos que apresentam um certo grau de suscetibilidade a um determinado elemento que compõe o alimento. Embora ambas as doenças se manifestem por vezes com sintomas muito semelhantes, não são a mesma coisa, pelo que devem ser tratadas de forma diferente.

Hoje vamos falar de alergias, doenças que podem ser muito mais perigosas do que as intolerâncias, uma vez que algumas delas podem evoluir rapidamente e desencadear reacções potencialmente fatais se a criança não for levada a um hospital a tempo de receber os cuidados adequados.

Em Espanha, o leite de vaca, seguido do ovo, são os alimentos que provocam o maior número de reacções alérgicas em crianças com menos de 2 anos, enquanto que entre os 6 e os 15 anos predominam as alergias a fruta, frutos secos, marisco e peixe. As alergias ao leite de vaca e ao ovo desaparecem geralmente com a idade, no entanto, a alergia ao peixe é mais persistente, permanecendo em crianças mais velhas e adultos.

O que é a alergia alimentar?

A alergia alimentar é um conjunto de reacções adversas aos alimentos que são causadas por uma resposta inadequada do sistema imunitário de alguns indivíduos a uma substância - denominada alergénio - que é tolerada pela maioria das pessoas.

Quando uma pessoa alérgica a um determinado alimento o ingere, a imunoglobulina E (IgE), que é um tipo de anticorpo, liga-se às substâncias alergénicas e desencadeia a reação alérgica. Um dos seus efeitos é a libertação de substâncias químicas, que causam a maioria dos sintomas alérgicos.

Os alergénios são normalmente aminoácidos que podem ser encontrados em diferentes alimentos, pelo que uma pessoa alérgica a amendoins é muito provável que também seja alérgica a outros frutos secos, uma vez que alguns deles podem conter a proteína que desencadeia a reação alérgica no indivíduo.

Vias pelas quais uma criança pode entrar em contacto com uma substância alergénica

  • Contacto com a pele: ao tocar num fruto, por exemplo, um pêssego.
  • Inalação: por inalação de vapores de cozedura, por exemplo, durante a cozedura de marisco.
  • Ingestão: Ao comer qualquer alimento, por exemplo, ovo.
  • Parenteral: Receber medicação, por exemplo, uma injeção de penicilina.

Sintomas que as alergias alimentares podem causar

O início dos sintomas alérgicos pode começar dentro de minutos a duas horas após o contacto com o alimento.

Em geral, os sintomas cutâneos aparecem primeiro e, dependendo da gravidade do caso, podem desenvolver-se sintomas orais, digestivos, respiratórios e cardiovasculares, podendo tornar-se muito complexos, pouco comuns, como o choque anafilático com risco de vida.

Aos primeiros sinais de alergia nas crianças, devemos deixar de lhes oferecer alimentos, dar-lhes água e ir imediatamente ao médico, pois as alergias podem evoluir rapidamente e desencadear reacções que põem em risco a vida da criança se esta não for devidamente assistida num estabelecimento hospitalar.

A reação alérgica pode manifestar-se de diferentes formas nos seguintes órgãos:

  • A pele: podem ocorrer vermelhidão, comichão, edema, inchaços semelhantes a picadas de insectos com comichão.
  • O nariz: Inflamação da mucosa das narinas, espirros, comichão nasal, congestão nasal, corrimento.
  • Boca: vermelhidão, inflamação.
  • Tubos brônquicos: Tosse, assobio suave, dificuldade em respirar, sensação de asfixia.
  • Aparelho digestivo: Vómitos, diarreia, cólicas, náuseas, dores abdominais.
  • Sistema cardiovascular: Dores no peito, arritmias cardíacas ou hipotensão.
  • Em vários órgãos em simultâneo: Os sintomas ocorrem em vários órgãos em simultâneo: Isto é conhecido como Choque Anafilático, e pode causar arritmias cardíacas, hipotensão, perda de consciência, etc. Se não for tratado a tempo, pode levar à morte.

Tratamento recomendado para a alergia

A única medida eficaz para evitar a alergia é impedir a criança de ingerir qualquer quantidade do alimento ou substância que provoca a reação. Para o efeito, a família deve ter em conta as seguintes recomendações gerais:

  • Impedir a criança de ingerir, mesmo que em quantidades mínimas, o alimento ou a substância que provoca a alergia e os seus derivados.
  • Tomar medidas higiénicas extremas para eliminar os eventuais restos do alimento nas superfícies ou nos utensílios da cozinha, a fim de evitar a contaminação da alimentação da criança.
  • Evitar que a criança coma fora de casa e, se o fizer, conhecer os ingredientes de cada um dos pratos que lhe são oferecidos.
  • Verificar cuidadosamente os rótulos para ter a certeza de que não contêm qualquer percentagem do alimento ou substância alergénica.
  • Recomenda-se o acompanhamento da evolução dos testes cutâneos e laboratoriais contra as proteínas do alimento a cada um ou dois anos para conhecer o grau de sensibilização e programar testes de provocação para demonstrar tolerância e reintroduzir o alimento na dieta.

Principais caraterísticas das reacções alérgicas ao leite nas crianças

  • A alergia ao leite é a alergia alimentar mais importante nas crianças.
  • O consumo de leite produz uma grande variedade de respostas anormais no organismo da criança, que podem ser tanto alérgicas como não alérgicas, o que pode levar a erros de diagnóstico frequentes.
  • Os sintomas alérgicos, como a exacerbação da dermatite, podem ser observados durante a amamentação.
  • O leite pode provocar reacções alérgicas por simples contacto com a pele através de fricção, beijos, etc., e também por inalação de vapores de produtos lácteos cozinhados.
  • Os sintomas mais frequentes causados pelas reacções alérgicas ao leite são cutâneos, seguidos de sintomas digestivos ou de uma com


reaccoes alivio

Transcrição Reacções adversas aos alimentos



Publicações Recentes de nutricao infantil

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?