Transcrição Stress com nutrição holística
O stress é considerado uma das causas mais perigosas de deterioração da saúde no mundo. Ao contrário de muitas doenças mortais que conhecemos, funciona em silêncio e é muitas vezes subestimado sob a conceção de que é apenas um problema temporário, sem prestar atenção à sua evolução e aos possíveis factores desencadeantes de doenças secundárias que podem surgir em consequência do mesmo.
É importante sensibilizar para a necessidade de conhecer o nosso corpo e saber quando podemos estar a atravessar um período de stress, pois o nosso corpo funciona como uma máquina, onde qualquer falha numa das suas partes se reflectirá nas restantes, como alertam os princípios básicos da nutrição holística.
Ao longo deste guia iremos abordar algumas das questões básicas que deve saber sobre este fenómeno, para que o possa prevenir e enfrentar com as ferramentas necessárias.
Definição
O stress é um estado psicológico prejudicial à saúde humana, causado pelo colapso e exaustão mental induzidos pela má prática de submeter uma pessoa a um nível de exigência superior àquele a que ela é capaz de responder. Correspondendo ao exposto, o organismo experimenta uma série de alterações físicas e psicológicas que se comportam como distúrbios, que podem ser sentidos através de abatimento, tristeza, ansiedade, nervosismo, frustração, entre outros.
Se aplicarmos isto ao exercício físico, trata-se de tentar levantar um peso que é significativamente maior do que os nossos músculos e articulações podem suportar, em vez de fortalecer gradualmente o sistema muscular. O mesmo acontece com a nossa mente: quando as exigências que colocamos a nós próprios excedem largamente a capacidade de resposta do nosso cérebro, gera-se stress, que se acumula como uma espécie de lesão que se intensifica com o tempo.
É importante esclarecer que o stress, enquanto patologia, se manifesta como uma espécie de lesão, que podemos diminuir ou agravar em função das acções que realizamos, mas basta agir de forma imprudente para aumentar consideravelmente os efeitos do stress.
Efeitos na saúde
O stress tem uma influência significativa na maioria dos processos vitais realizados pelo nosso organismo, actua como um bloqueador da memória, pelo que memorizar até as coisas mais simples pode ser uma tarefa muito difícil quando estamos neste estado.
As pessoas sob stress vêem o seu desempenho profissional diminuir. Um dos elementos que mais sofre é o sono, onde surgem graves perturbações que nos impedem de descansar em pleno, o que desencadeia outros males como o aumento de peso provocado pela libertação excessiva de glicose em resposta aos sinais de alarme que o nosso corpo recebe, o que normalmente acaba por se transformar noutras afecções muito graves que podem danificar consideravelmente o organismo.
O estado emocional é afetado por sentimentos de ansiedade, medo e falta de confiança. Estes aspectos podem ser muito negativos no desenvolvimento da vida familiar e nas interações sociais. Temos tendência a
stress