logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Soda

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Soda


Os refrigerantes são muito consumidos em todo o mundo, são apreciados por milhões de pessoas e existem centenas de variedades destes produtos para agradar a todos os gostos. Além disso, são acessíveis, pelo que é possível encontrá-los em todas as lojas, supermercados e estabelecimentos gastronómicos.

No entanto, os refrigerantes contêm ingredientes e propriedades que podem ser prejudiciais para a saúde humana, especialmente se consumidos em excesso. Para compreender a base dos danos que podem ser causados pelo consumo excessivo de refrigerantes e como podemos consumi-los com moderação para podermos desfrutar deles, vamos discutir as suas caraterísticas básicas no seguinte guia, para que tenha a informação necessária para fazer uma avaliação objetiva da utilização deste produto.

O que são refrigerantes?

Os refrigerantes também podem ser identificados como sodas, refrigerantes ou frescos e são bebidas feitas de água gaseificada, cafeína, açúcares como a frutose, sacarose ou ciclamato, ácidos, aromas, antioxidantes, corantes e conservantes.

Existe um número infinito de sabores para estas bebidas, sendo os mais populares os de cola, limão, laranja e outros também conhecidos como morango, uva, cereja, baunilha, melão, etc.

Composição dos refrigerantes

Água: Os refrigerantes são compostos por cerca de 90% de água. Normalmente utilizam água destilada, o que elimina quase todos os minerais que a compõem.

Açúcar: Os refrigerantes são ricos em açúcar refinado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade recomendada para adultos é de 30 gramas de açúcar por dia, enquanto uma lata de 325 ml de refrigerante não dietético contém pelo menos 33 gramas de açúcar.

Adoçantes artificiais: Os refrigerantes dietéticos substituem o açúcar por adoçantes artificiais, principalmente sacarina e aspartame. A sacarina é um edulcorante não nutritivo que é utilizado em pequenas quantidades porque é 300 vezes mais doce do que o açúcar; além disso, o abuso desta substância pode desencadear o cancro. Por outro lado, o aspartame, 200 vezes mais doce que o açúcar, é também utilizado em doses reduzidas.

Ácidos: Os refrigerantes contêm ácidos para proporcionar uma sensação refrescante a estes produtos, equilibrando o sabor e preservando a doçura. São geralmente utilizados ácidos como o cítrico, o fosfórico e o málico.

Cafeína: Os refrigerantes são viciantes, e isso é causado não só pelo açúcar (dependência da glicose), mas também pela cafeína. É este composto que provoca o efeito estimulante que muitas vezes procuramos quando consumimos refrigerantes, uma vez que estimula o sistema nervoso e aumenta o ritmo cardíaco, melhorando a nossa capacidade de atenção e dando-nos energia. A proporção de cafeína normalmente contida nas latas de 325 ml de refrigerantes é de 40 mg.

Dióxido de carbono: Este composto é introduzido na água sob pressão, provocando as bolhas que observamos quando abrimos e consumimos os refrigerantes.

Conservantes: Estes conservantes preservam o sabor dos refrigerantes; no entanto, a sua utilização deve ser controlada, uma vez que os seus efeitos a longo prazo foram estudados como desencadeadores de asma e erupções cutâneas.

Aromas: Os aromatizantes, como o próprio nome indica, são responsáveis pelos diferentes sabores dos refrigerantes. A sua origem pode ser natural ou artificial.

Sódio: A composição de sódio nos refrigerantes é de aproximadamente 20 mg-100 mg por 240 ml, dependendo da marca e do sabor do refrigerante.

Corantes: O corante mais utilizado é o caramelo, mas existe uma infinidade de cores para serem utilizadas nestes produtos, o que os torna mais comerciais e apelativos para o mercado.

Danos para a saúde humana

O primeiro problema que surge quando se analisa a composição dos refrigerantes é o elevado teor de açúcar que contêm. Este é um fator desencadeador de diabetes tipo II, obesidade, hipertensão, cáries dentárias e problemas renais. Por outro lado, a cafeína em excesso é extremamente prejudicial e está associada à ansiedade, à hiperatividade e a perturbações do sono. Para piorar a situação, ambas as substâncias acima mencionadas, o açúcar e a cafeína, são viciantes, tornando difícil ou impossível para o consumidor controlar as quantidades que ingere.

Foi igualmente demonstrado que outros componentes dos refrigerantes podem provocar problemas cancerígenos, como certos edulcorantes artificiais, e que os conservantes, em quantidades desproporcionadas, podem atuar como desencadeadores de asma e de problemas de pele.


refrigerante

Transcrição Soda



Publicações Recentes de nutricao holistica

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?