Transcrição O peso
O peso é a medida mais enganadora no mundo da nutrição, da boa forma física e da dietética. Todos nós procuramos controlar o nosso peso como um índice da nossa aparência física e do nosso bem-estar corporal. A verdade é que o peso é uma grandeza complexa, composta por factores diferentes, o que nos leva muitas vezes a confundir a perda de peso com a perda de gordura corporal.
No guia que se segue, vamos analisar os aspectos básicos que afectam a forma do nosso peso e as questões essenciais que precisamos de saber sobre ele.
O que é que o peso nos diz?
Quando vamos a uma balança para verificar o nosso peso, esta mostra-nos o peso total do nosso corpo, não a diferença entre músculo, líquido, gordura, osso ou qualquer outro componente do nosso corpo. Isto diz-nos que o facto de nos pesarmos não é uma boa indicação dos níveis de gordura do nosso corpo. A lógica das dietas de emagrecimento não é perder peso, mas sim perder gordura. Se diminuirmos a nossa massa muscular ou ficarmos desidratados, também perdemos peso, mas ninguém quereria voluntariamente que qualquer uma destas duas coisas acontecesse.
Para compreender como o peso é enganador, basta dizer que a gordura corporal é um dos elementos mais volumosos e mais leves do nosso corpo. Se perdêssemos apenas um pouco de massa muscular, o nosso peso diminuiria consideravelmente, mas teríamos o mesmo aspeto gordo e pouco saudável. Não podemos assumir que o facto de termos perdido peso é sinal de que estamos mais magros ou menos gordos.
Quando começamos uma dieta e esta mostra os seus efeitos corretamente, é normal que nos alegremos com cada quilo que perdemos. O habitual nestes casos é que surja uma certa obsessão por verificar a balança todos os dias, e pensamos que cada quilo que perdemos se deve à redução da gordura corporal no nosso organismo.
Por isso, quando chegamos a um ponto em que a balança deixa de mostrar um peso mais baixo todas as semanas, ou o ritmo de perda de peso abranda consideravelmente, tendemos a ficar deprimidos ou desconcertados porque não entendemos porque é que se continuamos a fazer as mesmas coisas de sempre não obtemos os mesmos resultados.
A verdade é que estes são erros muito comuns, sinal de uma metodologia inadequada de controlo do peso corporal e de uma falta de compreensão dos processos naturais que ocorrem no nosso corpo e que se reflectem no nosso peso corporal.
Peso e fluidos
Um dos fenómenos mais comuns que afectam o peso está relacionado com a água. A água é retida pelo organismo consoante os alimentos que consumimos. Os alimentos ricos em hidratos de carbono e sódio têm frequentemente o efeito acima referido, fazendo com que o seu peso aumente em vários quilos.
Não seria invulgar ganhar dois quilos extra só porque está a reter demasiada água. O processo de menstruação nas mulheres está intimamente associado a este fenómeno, em que a retenção de água é comum e em que se pode registar algum aumento do peso corporal.
Ganho de peso e de massa muscular
Não só a quantidade de gordura aumenta, como o aumento da massa muscular resulta inevitavelmente no aumento do peso corporal. Se pensarmos em duas pessoas, uma com um físico visivelmente mais voluptuoso do que a outra, é provável que a primeira pese mais do que a segunda, apesar de ter menos gordura no corpo.
Dito isto, é importante verificar estes aspectos antes de pensar que os seus esforços não valem a pena.
Peso e dieta
É difícil perder muito quando se tem muito pouco. Se estiver a fazer dieta há muito tempo, é normal notar um abrandamento na perda de peso, e isto deve-se ao facto de o corpo ter mais dificuldade em eliminar a gordura corporal em condições de magreza d
peso