Transcrição Produtos de panificação industrial
O consumo de produtos de padaria industrial é muito comum em todo o mundo, são produtos altamente comerciais e, sem dúvida, principalmente deliciosos. Costumamos consumi-los a qualquer hora do dia, especialmente ao pequeno-almoço e como sobremesas às refeições. Outro ponto que joga a favor destes produtos é a sua acessibilidade, uma vez que estão normalmente disponíveis em quase todos os estabelecimentos gastronómicos, com melhor ou pior qualidade.
Os produtos de padaria industrial são fortemente desaconselhados pelos especialistas em nutrição, muitos dos quais os proíbem nos planos de refeições que elaboram para os seus clientes e outros reduzem-nos a níveis mínimos. No entanto, certos produtos da gama da panificação industrial, em quantidades razoáveis, não são tão prejudiciais.
Para compreender a base dos danos que podem ser causados pelo consumo excessivo de produtos de padaria industrial e como podemos consumi-los com moderação para usufruir das suas propriedades benéficas, vamos discutir as suas caraterísticas básicas no guia seguinte, para que tenha a informação necessária para fazer uma avaliação objetiva da utilização destes produtos.
O que são produtos de panificação industrial?
Dentro da gama de produtos incluídos na categoria "pastelaria industrial", encontramos aqueles que são compostos por farinha, gorduras e açúcar; exemplos destes são os doces, biscoitos, cereais, bolos, e podem ser acompanhados por diferentes ingredientes como frutos secos, chocolate, café, ovos, fruta, etc.
Composição nutricional
É impossível descrever em pormenor o valor nutricional dos produtos de confeitaria industrial devido à heterogeneidade da sua composição, uma vez que existem centenas de milhares de doces elaborados com diferentes teores de açúcar, gorduras, etc.; no entanto, nesta secção podemos descrever a composição geral destes alimentos.
São produtos energéticos, com uma elevada composição de hidratos de carbono e gorduras. Os hidratos de carbono são do tipo simples, provenientes de farinhas refinadas, amidos e sacarose; este macronutriente ocupa normalmente mais de 50% da composição destes alimentos. Quanto às proteínas, encontramos apenas 5% e provêm maioritariamente de produtos como os frutos secos, o leite e os ovos.
Quanto às gorduras, estas variam muito consoante o tipo de gordura utilizado na sua preparação. Normalmente, representam até 20% da composição nutricional destes produtos.
Como já foi referido, são alimentos altamente energéticos, pelo que se estima que possam atingir uma média de 500 kcal por 100 g, e ainda mais se contiverem aditivos como chocolates, frutos secos, natas, etc.
A sua composição em micronutrientes depende do tipo de gordura utilizada, predominando geralmente minerais como o cálcio, o magnésio, o sódio, o potássio e o ferro, bem como as vitaminas A, B6, B12, C e D.
O consumo
O grande problema dos produtos de panificação industrial é o consumo abusivo destes produtos, que leva ao excesso de calorias, obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, etc. Se quiser incluir alimentos de padaria industrial, tente fazê-lo com moderação e esporadicamente, e evite aqueles feitos com gorduras trans. Recomendamos que consulte os rótulos nutricionais dos produtos que compra, para determinar a quantidade que deve consumir.
Prejuízos para a saúde humana
- Alto teor de açúcar: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ser humano deve consumir apenas 30 gramas de açúcar por dia, o que equivale a aproximadamente 3 biscoitos de chocolate. O consumo excessivo de doces, bolachas, bolos, etc., é um dos factores que desencadeia a diabetes e a obesidade.
- Alto teor de sódio: O sódio é um dos minerais mais potentes na produção de produtos de panificação industrial. O excesso de sódio é um fator desencadeante de problemas cardiovasculares, como a hipertensão arterial.
padaria industrial