Transcrição Gordura corporal
A gordura corporal é um dos elementos do nosso organismo mais rejeitados por todos nós, muitas vezes procuramos evitá-la, livrar-nos dela porque a consideramos prejudicial para a nossa saúde e afetar a nossa estética. Embora seja verdade que o excesso de gordura corporal pode desencadear efeitos graves no nosso corpo, na medida certa, podemos obter grandes benefícios com a sua utilização. Existem muitos processos internos que ocorrem no nosso corpo, nos quais a gordura intervém de forma positiva.
Para compreender melhor como a gordura corporal nos pode ser útil e quais as funções que desempenha no nosso corpo, apresentamos o seguinte guia, onde abordaremos alguns aspectos básicos sobre este assunto.
Definição
A gordura presente no nosso corpo é constituída por ácidos gordos combinados com glicerina. É uma substância orgânica e o nível da sua presença no nosso corpo depende significativamente da nossa dieta, metabolismo e atividade física. A gordura corporal caracteriza-se pelo facto de ocupar um grande volume em relação ao seu peso. Contrariamente ao que se pensa, a gordura é um dos elementos que ocupa menos peso no nosso corpo, se considerarmos o espaço que cobre. Alguns quilos de gordura em excesso podem ser suficientes para nos fazer notar que temos excesso de peso, razão pela qual, por vezes, é melhor tomar como referência as medidas que fazemos com uma fita métrica do que a própria pesagem para saber se estamos a perder ou a ganhar gordura corporal, uma vez que os tecidos, os músculos e os ossos pesam significativamente mais do que a gordura.
Funções da gordura corporal
Função protetora: A gordura corporal tem uma função protetora no nosso corpo, tem um grande volume em relação ao peso que ocupa e está distribuída de forma semi-uniforme pelo nosso corpo. Desta forma, a gordura corporal é útil no amortecimento de impactos externos, pois reage como uma camada macia que assimila e absorve os choques, impedindo que estes atinjam zonas vitais como órgãos, tecidos e ossos com maior força.
Absorção de vitaminas: Sabe-se que muitas vitaminas têm a caraterística de serem lipossolúveis, o que significa que necessitam da presença de gordura para serem incorporadas no nosso sistema e serem absorvidas pelo nosso organismo. Desta forma, a gordura corporal proporciona o espaço para que o nosso organismo receba e assimile eficazmente a incorporação destas vitaminas.
Algumas vitaminas lipossolúveis de grande importância são:
- Vitamina A
- Vitamina C
- Vitamina D
- Vitamina E
- Vitamina K
- Vitamina B1 (tiamina)
- Vitamina B2 (riboflavina)
- Vitamina B3 (niacina)
Mantém a temperatura corporal: A gordura corporal é muito útil na manutenção da temperatura corporal. A presença de gordura corporal permite que o corpo mantenha uma temperatura óptima quando exposto a baixas temperaturas. Sabe-se que as pessoas com níveis mais elevados de gordur
gordura corporal