Transcrição Glúten
O glúten é um dos elementos mais criticados entre os amantes da alimentação, de tal forma que muitas pessoas, quando o lêem no rótulo nutricional de um determinado produto, decidem evitar este alimento a todo o custo. A verdade é que grande parte das pessoas que evitam o glúten não têm um conhecimento profundo do que é este elemento, apenas seguem o que ouviram de outras pessoas sem parar para pensar porque é que devemos evitar o glúten ou mesmo se é realmente necessário evitá-lo.
Neste guia, vamos abordar alguns aspectos essenciais do glúten para que você possa conhecer a fundo as principais caraterísticas desse nutriente e como ele interage com o nosso organismo, facilitando a tomada de decisão sobre evitar ou não o glúten.
O que é o glúten?
É cada vez mais comum encontrarmos rótulos "sem glúten" adornando diversos produtos que consumimos diariamente. Diferentes marcas de alimentos tentam utilizar a ausência desse elemento na composição de seus alimentos para nos vender a ideia de que o produto é mais saudável.
No entanto, é importante saber que o glúten é apenas mais uma proteína obtida a partir das sementes de uma grande variedade de cereais. Estas sementes contêm uma grande quantidade de outros elementos para além do glúten, como o amido, pelo que se quisermos eliminar o glúten mas manter o resto dos compostos, teríamos de submeter estas sementes a uma série de processos extra, o que geralmente pode tornar a produção mais cara ou mais difícil.
O glúten é prejudicial?
Para entender a controvérsia sobre o quão prejudicial o glúten pode ser, é importante saber que grande parte das pessoas que consomem glúten não perceberão nenhum dano à saúde, já que, como explicamos, ele é simplesmente uma proteína. O problema está naqueles cujo organismo não tem a facilidade de decompor o glúten e, por isso, acabam rejeitando-o por meio de uma espécie de alergia. Nestes casos, o glúten pode ser extremamente prejudicial, porque se torna um elemento tóxico que, se consumido, pode ter consequências graves.
As pessoas que sofrem de doença celíaca não podem comer glúten, porque esta doença faz com que os elementos do glúten, que não são decompostos, actuem como um agente ofensivo para o sistema imunitário, aumentando os efeitos negativos causados por esta doença.
Recomendações
Depois de termos explicado as principais caraterísticas do glúten e analisado quais são os casos em que o glúten se pode comportar como um elemento nocivo para o nosso organismo, resta apenas dizer que o
gluten