logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Ansiedade em relação à alimentação

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Ansiedade em relação à alimentação


Muitos de nós sentimos este desejo irracional de comer a toda a hora, mesmo quando não temos apetite. Esta prática é extremamente prejudicial, porque mantém o nosso corpo num eterno processo de digestão, o que significa que não pode passar por períodos de descanso, essenciais para a reparação do organismo. A compulsão alimentar e a necessidade de ingestão constante de alimentos é uma expressão de ansiedade em combinação com certos distúrbios alimentares.

Este guia abordará esta questão a partir das consequências nefastas para a nossa saúde e das recomendações sobre como lidar com ela.

Como é que sei se tenho desejos de comer?

A ansiedade em si é uma manifestação da parte mais irracional do nosso corpo. É fácil de identificar porque gera um desejo compulsivo de realizar uma ação que não faz sentido lógico. Pense nas vezes em que vamos dar pequenas dentadas num doce ou num lanche quando não temos fome, fazemo-lo porque há uma espécie de sentimento que nos invade e só conseguimos saciá-lo, pelo menos temporariamente, quando comemos.

Os desejos de comida são multifactoriais, pode ser que esta seja a forma que o seu corpo encontrou para o saciar, ou pode ser simplesmente um sinal de um certo vício pela comida, que é normalmente causado pelo consumo excessivo de hidratos de carbono refinados.

Efeitos nocivos

O primeiro efeito nocivo do desejo de comer é o desrespeito total pelos horários das refeições. Quando regulamos os nossos horários de forma ordenada, temos tempo para comer, digerir e manter o estômago vazio. É importante que, durante certos períodos de tempo, o nosso corpo não esteja a digerir os alimentos. A digestão é um processo que consome energia, e é por isso que nos sentimos mais cansados ou sonolentos quando comemos.

Se fizermos com que a digestão se prolongue no tempo sem dar espaço para o descanso, estaremos a desperdiçar muita da nossa energia e não daremos ao nosso sistema digestivo qualquer hipótese de descansar.

Outro efeito nocivo será o aumento de peso, uma consequência lógica porque, em primeiro lugar, estamos a comer quando não precisamos e, além disso, estas refeições aleatórias também não fazem parte de uma alimentação saudável.

Outra consequência muito grave para a saúde é a possível resistência à insulina que pode ser causada pela ingestão descontrolada de alimentos. A resistência à insulina é o fenómeno produzido pela afetação severa dos receptores de insulina das células do corpo, que ocorre quando abusamos das quantidades e da frequência com que incorporamos glicose no organismo, um fenómeno muito comum entre aqueles que mantêm um comportamento descontrolado em relação à ingestão de alimentos.

Recomendações

Os desejos alim


comer com ansiedade

Transcrição Ansiedade em relação à alimentação



Publicações Recentes de nutricao holistica

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?