Transcrição Álcool
Beber bebidas alcoólicas é uma das práticas mais comuns que existem, associada tanto à diversão e ao entretenimento como à tristeza. Há muitos tipos de bebidas alcoólicas disponíveis e são acessíveis a todos os orçamentos. Na grande maioria dos países, o álcool é fácil de consumir e pode ser encontrado em todo o tipo de locais, como lojas, supermercados, restaurantes, bares, etc.; em alguns estados, é mesmo legal consumir álcool na via pública. Dito isto, é evidente que, enquanto sociedade, somos muito permissivos em relação a esta prática, sem ter em conta os múltiplos danos que causa, não só do ponto de vista da saúde de cada indivíduo, mas também a nível social, em termos de segurança na via pública, trânsito, relações interpessoais, etc.
No entanto, nesta lição, vamos analisar o álcool de um ponto de vista nutricional. Para compreender a base dos malefícios que o consumo excessivo de álcool pode causar e como pode consumir álcool com moderação, vamos abordar as suas caraterísticas básicas no guia seguinte, para que tenha a informação necessária para fazer uma avaliação objetiva do uso destes produtos.
O consumo
Como já foi referido, a chave para desfrutar de produtos como o álcool e evitar os seus graves efeitos a longo prazo é a moderação.
Não se esqueça que os corpos das mulheres e dos homens são diferentes por muitas razões, por isso fazemos a seguinte distinção:
- Consumo moderado em adultos saudáveis (mulheres): até uma bebida por dia.
- Consumo moderado em adultos saudáveis (homens): até duas bebidas por dia.
A título de exemplo, temos o seguinte:
- Destilado (80°) - 45 mililitros
- Cerveja - 360 mililitros
- Vinho - 150 mililitros
Por outro lado, considera-se consumo excessivo ou de alto risco:
- Mais de três bebidas por dia (mulheres)
- Mais de sete bebidas por semana (mulheres)
- Mais de quatro bebidas por dia (homens)
- Mais de 14 bebidas por semana (homens)
Prós e contras do consumo de álcool
Muito se tem estudado para determinar os benefícios do consumo moderado de álcool no corpo humano, mas a verdade é que são poucos e a maioria ainda é inconclusiva. No entanto, aqui ficam alguns deles:
- Reduz o risco de diabetes.
- Reduz o risco de doença cardíaca fatal.
- Reduz o risco de acidente vascular cerebral isquémico.
No entanto, deve ficar claro que todos estes benefícios são muito mais fáceis de alcançar através de uma dieta equilibrada e de exercício físico frequente.
Por outro lado, o consumo excessivo de álcool provoca graves perturbações na saúde humana, sem quaisquer benefícios. Exemplos disso são:
Aumenta o risco de cancro, principalmente da mama, da garganta, da boca, do esófago e do fígado:
- Provoca pancreatite
- Danos cerebrovasculares
- Problemas para o feto
- Morte súbita devido a doença cardiovascular
- Hipertensão
- Doença hepática
- Insuficiência cardíaca
Outros efeitos
As bebidas alcoólicas também têm um impacto negativo no peso corporal e no desenvolvimento da massa muscular, pois provocam os efeitos opostos aos que normalmente procuramos para a estética e para a saúde. O álcool cria gordura abdominal e dificulta o processo de ganho de massa muscular.
Também actua negativamente na mente, causando distúrbios do sono, comprometimento do sistema nervoso, perda de consciência e controlo emocional, stress e ansiedade, entre muitos outros.
Quando evitar o álcool
Como já foi referido, os danos mais agudos das bebidas alcoólicas no organismo surgem quando abusamos destas substâncias, pelo que, mais uma vez, reiteramos que a chave não é proibi-lo, mas sim moderar o seu consumo para níveis mínimos e de forma ocasional.
No entanto, há circunstâncias em que o consumo de bebidas alcoólicas é proibido:
- Durante a gravidez.
- Se sofre de alcoolismo.
- Após um acidente vascular cerebral.
- Se sofre de doenças do fígado ou do pâncreas.
- Se sofre de insuficiência cardíaca.
- Durante o tratamento com determinados medicamentos que não devem ser combinados com bebidas alcoólicas.
alcool