Transcrição Mitos da dieta cetogénica
A dieta cetogénica captou a atenção de muitos que procuram saúde e bem-estar, mas como acontece com qualquer tendência nutricional, também deu origem a uma série de mitos e equívocos.
Nesta visita aos mitos mais comuns da dieta cetogénica, vamos desvendar a verdade por detrás das afirmações enganadoras e fornecer-lhe informações baseadas em provas, para que possa fazer escolhas informadas e eficazes na sua busca pela cetose e por uma saúde melhor.
Mitos sobre a quantidade de gordura
Mito: A dieta cetogénica implica uma ingestão ilimitada de gordura.
-Facto: Embora a dieta cetogénica seja rica em gordura, isso não significa que possa consumir quantidades excessivas de gordura. É importante escolher gorduras saudáveis e manter um equilíbrio entre gorduras, proteínas e hidratos de carbono.
Mito: Quanto mais gordura consumir, mais rapidamente entrará em cetose.
Facto: A entrada em cetose baseia-se na restrição de hidratos de carbono e não no consumo de quantidades excessivas de gordura. O consumo excessivo de gordura pode levar a um excesso de calorias e prejudicar os seus objectivos.
Mitos sobre a perda de peso
Mito: A dieta cetogénica garante uma perda de peso rápida e constante.
-Facto: Embora muitas pessoas experimentem uma perda de peso inicial com a dieta cetogénica devido à queima de gordura, a perda de peso pode variar consoante o indivíduo e outros factores, como a ingestão calórica total e a atividade física.
Mito: Pode comer alimentos gordos sem se preocupar com as calorias.
-Facto: Embora a dieta cetogénica se concentre na gordura, as calorias continuam a ser importantes para a perda de peso. O excesso de calorias, mesmo de gorduras saudáveis, pode dificultar a perda de peso.
Mitos sobre a saúde cardiovascular
Mito: A dieta cetogénica aumenta o risco de doenças cardíacas devido ao seu elevado teor de gordura.
-Facto: A investigação mostra que a dieta cetogénica pode melhorar os factores de risco cardiovascular, como a redução dos níveis de triglicéridos e o aumento do colesterol HDL (bom). No entanto, deve concentrar-se em gorduras saudáveis e evitar o excesso de gorduras saturadas.
Mito: A cetose provoca um aumento perigoso do colesterol.
-Facto: Estudos demonstraram que, em muitos casos, a dieta cetogénica pode melhorar o perfil lipídico do sangue, reduzindo os triglicéridos e aumentando o colesterol HDL. No entanto, é importante monitorizar os níveis de colesterol com o apoio de um profissional de saúde.
Mitos sobre energia e desempenho
Mito: A dieta cetogénica deixa-o sem energia devido à falta de hidratos de carbono.
-Facto: Enquanto o corpo utiliza os hidratos de carbono como fonte primária de energia, em cetose, o corpo queima cetonas e gordura de forma eficiente para obter energia. Muitas pessoas experimentam melhores níveis de energia e clareza mental em cetose.
Mito: Não se pode fazer atividade física intensa com uma dieta cetogénica.
-Facto: Embora possa haver uma fase de adaptação para o desempenho atlético com a dieta cetogénica, muitas pessoas relatam uma melhoria do desempenho físico depois de se adaptarem. No entanto, pode ser útil ajustar a ingestão de hidratos de carbono antes e depois
mitos sobre dieta cetogenica