Transcrição Certificação de géneros alimentícios sem glúten
A certificação de alimentos e produtos sem glúten é um processo importante que permite aos consumidores identificar facilmente os produtos que são adequados para consumo. Existem várias organizações dedicadas à certificação de produtos sem glúten, incluindo a Associação de Celíacos e Sensíveis ao Glúten (FACE) em Espanha e a Fundação da Doença Celíaca nos Estados Unidos.
Quando um produto é certificado como isento de glúten, pode ostentar na embalagem um selo ou um rótulo que indica que foi certificado pela organização de certificação competente. Os consumidores podem procurar estes selos ou rótulos para se certificarem de que os produtos que compram são seguros para consumo.
É importante notar que a certificação sem glúten não é obrigatória e nem todos os produtos sem glúten terão um rótulo de certificação. Alguns fabricantes podem optar por não obter a certificação, mas ainda assim qualificar-se como sem glúten. Os consumidores devem ler os rótulos dos produtos com atenção e fazer perguntas ao fabricante se tiverem alguma dúvida sobre a presença de glúten num produto.
Requisitos dos organismos de certificação
Para obter uma certificação de ausência de glúten, os fabricantes têm de cumprir determinados requisitos estabelecidos pelo organismo de certificação.
Entre os requisitos mais importantes estão
- Seleção cuidadosa e monitorização constante dos ingredientes e matérias-primas sem glúten que utilizam.
- Um compromisso com a prevenção da contaminação por glúten durante todo o processo.
- Cumprimento dos requisitos legais do sector.
- Testes laboratoriais para deteção de glúten em toda a cadeia de produção, de acordo com critérios de amostragem estabelecidos.
- Inspeção das instalações de produção.
- Cumprimento de requisitos específicos de rotulagem.
Organismos que certificam alimentos sem glúten
Estes são alguns dos organismos mais relevantes que podem ser identificados nas embalagens e rótulos dos alimentos sem glúten. Isto significa que a marca ou o produto é aprovado por estas organizações.
Estas organizações têm os seus próprios logótipos, que podem ou não ser acompanhados pelo símbolo da espiga de milho barrada:
- ELS: Entre as marcas e os logótipos sem glúten mais conhecidos encontra-se o logótipo ELS (espiga barrada) da Sociedade Europeia de Celíacos (AOECS). Garante níveis de glúten inferiores a 20 ppm.
- FDA: a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA. O seu limite é de 20 ppm de glúten para os alimentos.
- ENAC: em Espanha, o Organismo Nacional de Acreditação certifica as empresas que fabricam alimentos sem glúten.
- FACE: a Federação Espanhola de Associações de Celíacos. Garante níveis de glúten que não excedem 20 ppm.
- GFCO: Organização de Certificação sem Glúten, esta rotulagem internacional garante níveis de glúten inferiores a 10 ppm nos seus produtos para os seus alimentos.
- GFCP: No Canadá, o Programa de Certificação Sem Glúten oferece entre as suas garantias a utilização de auditores externos para verificar se os membros cumprem os seus requisitos.
- ACA: Na Argentina, a Asociación Celiaca Argentina tem o seu selo Sin TACC, que inclui produtos que contêm aveia e seus derivados, para além de trigo, cevada e centeio. Eles garantem níveis inferiores a 10 ppm em seus alimentos.
Impor
certificacao gluten