Transcrição Qual é a melhor altura para tomar suplementos vitamínicos?
Os suplementos vitamínicos são bastante simples de consumir, basta seguir as instruções sobre as quantidades diárias recomendadas e ter em conta os défices ou necessidades básicas do nosso organismo. No entanto, há um aspeto relacionado com o consumo de suplementos vitamínicos que pode causar alguma confusão entre os consumidores. O aspeto a que nos referimos é a altura do dia em que devem ser tomados.
Muitas pessoas acreditam que é suficiente tomá-los à mesma hora todos os dias para garantir que não se acumulam. A verdade é que compreender como funciona a absorção das vitaminas que consumimos permite-nos otimizar o seu desempenho no nosso organismo e planear adequadamente as horas em que as consumimos.
Ao longo deste guia, vamos aprofundar alguns dos elementos básicos envolvidos neste assunto. Para que possa compreender os melhores momentos para tomar os seus suplementos vitamínicos, dependendo do tipo específico de vitamina no suplemento.
Centrar-se no tipo de solubilidade da vitamina
Existem dois tipos de solubilidade em relação às vitaminas que consumimos. Algumas vitaminas são solúveis em água, pelo que a sua absorção dependerá de elementos líquidos. No outro extremo, temos as vitaminas lipossolúveis, que são aquelas que requerem a presença de gorduras para a sua correta absorção. Tomando como referência o tipo de solubilidade presente em cada vitamina, será fácil escolher a altura certa para a consumir.
Vitaminas lipossolúveis
Se o suplemento vitamínico que está a tomar for constituído por vitaminas lipossolúveis, recomenda-se que ajuste a sua ingestão a horários próximos das refeições. Isto facilitará o seu processo de absorção e reduzirá o risco de desperdício. Note-se que algumas vitaminas lipossolúveis são frequentemente misturadas com certos minerais no suplemento, seguindo a lógica de que devem ser consumidas de preferência às refeições.
Há também casos em que os suplementos podem ser mais eficazes se forem tomados na última refeição do dia. Isto não se deve explicitamente à vitamina em questão, mas ao facto de ser acompanhada de um mineral como o magnésio, que optimiza os seus efeitos se for tomada perto da hora de dormir.
As vitaminas hidrossolúveis
Como vimos acima, as vitaminas hidrossolúveis são aquelas que são solúveis em água, pelo que a ideia de as acompanhar com alimentos não é a mais adequada para este tipo de vitaminas. No caso das vitaminas hidrossolúveis, recomenda-se que sejam consumidas em jejum, uma vez que foi demonstrado que os seus níveis de absorção são co
suplementos tomada horarios