logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

A influência do ruído no sono

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição A influência do ruído no sono


Todos nós já tivemos a nossa qualidade de sono afetada pela presença de ruído durante a noite. Trata-se de um fenómeno muito comum, mas que está intimamente relacionado com o desenvolvimento das funções biológicas do nosso organismo e com a forma como o nosso cérebro percepciona e processa os estímulos externos que recebe. O processo de adormecer não é tão simples como deitar-se na cama. Requer uma série de medidas de antecipação que visam preparar o nosso quarto de forma a podermos usufruir de um espaço propício a um descanso sem perturbações durante toda a noite.

Durante o desenvolvimento deste guia, iremos analisar alguns dos elementos mais importantes relacionados com este tema, para que possa compreender melhor os processos internos que se originam no nosso organismo enquanto dormimos e o impacto do ruído na desestabilização destes processos.

Efeitos gerais no corpo

O facto de o ruído afetar a qualidade do nosso sono ou poder interrompê-lo abruptamente não se deve apenas ao facto de ser sensorialmente perturbador. O ruído é capaz de afetar uma série de funções biológicas de grande importância para o nosso organismo. Na presença de ruído, a nossa tensão arterial aumenta. Isto é acompanhado por um aumento do estado de excitação que perturba a calma e o relaxamento.

O aumento da pressão sanguínea não é o único efeito causado pelo ruído, o ritmo cardíaco também será afetado e começaremos a sofrer alterações graves na nossa respiração. Os estudos efectuados sobre o ruído e o seu impacto no sono constataram que as pessoas que são obrigadas a dormir na presença de ruído apresentam frequentemente uma série de movimentos involuntários que acabam por cansar o organismo.

Depressão e mau desempenho

Os efeitos de ter dormido sob a influência do ruído também se repercutem quando acordamos. O estado emocional da pessoa que teve de descansar nestas condições não será o mesmo que o da pessoa que conseguiu ter um sono profundo e reparador. Estes efeitos incluem um aumento da depressão e, por conseguinte, uma diminuição considerável do rendimento durante o dia. Como podemos ver, o ruído não só tem impacto na forma como dormimos, mas também tem consequências ao longo do dia.

Quando dormimos em ambientes habitualmente ruidosos, podemos desenvolver graves problemas de saúde devido a uma perturbação contínua da qualidade do sono.

Aumento do stress

Embora possamos pensar que


ruido

Transcrição A influência do ruído no sono



Publicações Recentes de iqualidade vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?