Transcrição A influência das nossas refeições no sono
A forma como comemos desempenha um papel pouco conhecido na qualidade do nosso sono. Todos nós já reparámos que comer a determinadas horas pode aumentar ou diminuir a sensação de sono. Isto explica-se pelo trabalho que é efectuado no nosso sistema digestivo para processar os alimentos que ingerimos.
Dito isto, comer grandes refeições pode causar alguma sonolência, enquanto dormir com o estômago muito cheio pode afetar a qualidade do sono. O processo digestivo pode ser afetado quando dormimos, dependendo do tipo de refeições que comemos e da frequência com que nos deitamos depois de termos comido.
Isto não é uma regra a seguir; muitas pessoas podem comer grandes refeições e ir para a cama sem qualquer problema. O que é mais interessante é analisar a forma como certos nutrientes e macronutrientes podem afetar a qualidade do nosso sono. Para tal, vamos realizar o seguinte guia, onde iremos aprofundar o impacto que certos alimentos têm no adormecer.
Níveis de açúcar no sangue
Quando ingerimos alimentos ricos em açúcar, como os hidratos de carbono refinados, o nível de açúcar no nosso sangue é descompensado, provocando picos e depressões, para depois cair bruscamente. A descida dos níveis de açúcar no sangue, depois de termos experimentado o pico, leva frequentemente à sensação comum de sonolência depois de comer.
No entanto, alguns estudos associam estas alterações violentas dos níveis de açúcar no sangue a uma deterioração da qualidade do sono quando as refeições são efectuadas imediatamente antes de deitar.
Alimentos ricos em gorduras saturadas
Os alimentos ricos em gorduras saturadas são um dos factores de risco mais comuns para várias doenças cardiovasculares. Estão fortemente associados ao aumento do colesterol e dos triglicéridos no sangue. O consumo de muitas gorduras saturadas pode também contribuir para o desenvolvimento de doenças como a diabetes, levando a que os níveis de glicose no sangue não se estabilizem normalmente.
Tendo em conta os efeitos nocivos destas gorduras no organismo humano, recomenda-se a redução do seu consumo para preservar a qualidade da nossa saúde. Como efeito secundário do exposto, há evidências de uma certa relação entre o abuso do consumo de gorduras saturadas e a qualidade do sono das pessoas, embora a relação direta ainda careça de estudos aprofundados, sendo preferível evitá-las e apostar na manutenção de uma dieta equilibrada.
Alimentos ricos em triptofano
O triptofano é um aminoácido que promove a produção de serotonina e melato
refeicoes