Transcrição A influência do álcool no sono
Independentemente da sua idade ou sexo, o consumo de álcool afecta significativamente a sua capacidade de adormecer. Muitas pessoas associam o álcool a uma espécie de analgésico a que podem recorrer quando estão stressadas e precisam de relaxar um pouco antes de adormecer. Este mau hábito, baseado em falsas crenças e falta de informação, afecta a qualidade do sono de muitas pessoas que continuam a recorrer ao álcool como uma forma rápida de encontrar a calma em alturas em que estão excitadas e não conseguem dormir.
Os efeitos do álcool no sono são bastante peculiares. Ao contrário do consumo de outras substâncias, como a cafeína ou as bebidas açucaradas, o álcool faz-nos adormecer rapidamente. Uma vez adormecido, a armadilha do álcool entra em ação, afectando toda a estrutura do sono e impossibilitando um sono profundo e reparador.
Ao longo do desenvolvimento deste guia iremos analisar alguns dos aspectos mais importantes relacionados com este tema, de forma a aprofundar o conhecimento que temos sobre a influência de determinadas substâncias na qualidade do nosso descanso, desmistificando assim alguns aspectos relativos ao álcool e ao seu impacto no nosso sono.
De sedativo a estimulante
O álcool comporta-se como um poderoso sedativo durante a primeira fase dos seus efeitos, razão pela qual, quando ingerimos grandes quantidades de bebidas alcoólicas, somos invadidos por uma sensação de sono profundo que nos convida a adormecer. É por isso que muitas pessoas têm a ideia errada de que o álcool pode ser utilizado para nos acalmar e ajudar a adormecer. O problema com esta utilização do álcool é que, se é verdade que na fase inicial do consumo de álcool, este se comporta como um sedativo, quando é metabolizado pelo corpo humano comporta-se como um poderoso estimulante.
Quando os níveis de álcool diminuem no nosso organismo, tende a ocorrer uma série de alterações no nosso corpo, que nos impedem de dormir profundamente. Consequentemente, podemos acordar e revirarmo-nos antes de conseguirmos voltar a adormecer. A produção de urina também aumenta, uma vez que o álcool é um diurético. Da mesma forma, o ressonar aumenta consideravelmente devido ao efeito de relaxamento muscular que o álcool tem nas vias respiratórias.
Evitar o álcool antes de dormir
É evidente que o álcool é uma substância muito prejudicial para a nossa saúde, pelo que, em qualquer caso, é melhor não o consumi
alcool