LOGIN

REGISTO
Buscador

Validação e nivelamento do terreno

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Validação e nivelamento do terreno


Assunção de Competência e Apoio diante do Preconceito

Um pilar fundamental para a equidade no tratamento diário é partir da premissa básica de que as mulheres são capazes e competentes por padrão.

Muitas vezes, sem má intenção, os homens agem com base em suposições erradas ou inconscientes sobre as capacidades das suas colegas. Um aliado deve estar atento para desafiar essas noções.

Se, por exemplo, numa visita à obra se assume automaticamente que a arquiteta principal é a assistente administrativa, o aliado deve corrigir imediatamente essa perceção e reafirmar o seu papel de liderança.

Além disso, é crucial validar e normalizar as experiências que as mulheres partilham sobre sexismo ou microagressões.

Em vez de descartar uma queixa com frases como «certamente não foi isso que ele quis dizer» ou «estás a exagerar», um aliado age como um confidente que acredita e apoia a sua colega.

Sentir-se ouvida e acreditada, em vez de julgada, contribui enormemente para que uma funcionária se sinta valorizada.

Se observarmos uma situação injusta, o correto é aproximar-se depois e perguntar: «Reparei no que aconteceu na reunião, está bem? Como posso ajudá-la?».

Equidade nas exigências e feedback cuidadoso

Nivelar o campo de jogo implica, sobretudo para quem ocupa cargos de chefia, estabelecer e comunicar as mesmas expectativas de desempenho para todos, rejeitando a ideia tácita de que uma mulher deve demonstrar um padrão de excelência superior para merecer o mesmo cargo que um homem.

Um líder inclusivo está ciente dos obstáculos adicionais que elas enfrentam (preconceitos, dupla carga), mas não comete o erro de tratá-las com condescendência ou "suavidade"; ele exige profissionalmente o mesmo que dos demais. Por fim, o manejo do feedback requer cautela.

Um aliado deve estar disposto a apontar aspetos que podem prejudicar a carreira de uma colega, mas deve abster-se de dar conselhos não solicitados sobre estilo ou personalidade.

Antes de fazer um comentário sobre como uma mulher «deveria» se apresentar ou falar, é útil aplicar o teste da inversão: «Diria o mesmo a um homem?».

Se a resposta for não (por exemplo, dizer-lhe para «sorrir mais» ou que é «muito agressiva»), então é um preconceito e não um conselho profissional.

O feedback eficaz deve sempre ser precedido por uma r


validacao e nivelamento do terreno

Publicações Recentes de igualdade genero

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?