Transcrição Agressão e Assertividade
Uma das maiores barreiras para ser assertivo é a confusão entre assertividade e agressão.
Muitas pessoas evitam ser assertivas porque temem ser percebidas como agressivas e acreditam que a assertividade envolve impor a sua vontade aos outros e prejudicar relacionamentos.
No entanto, embora ambos os estilos se baseiem na defesa dos próprios direitos, os seus objetivos e consequências são radicalmente diferentes.
A agressão ocorre quando uma pessoa expressa os seus direitos e necessidades sem consideração pelos outros.
Uma pessoa agressiva utiliza a raiva e as exigências para conseguir o que quer, e o seu único objetivo é vencer à custa dos outros.
A agressão pode proporcionar uma sensação de poder e libertação de tensão a curto prazo, mas a longo prazo, gera culpa, amargura e ressentimento nas relações, uma vez que as pessoas não querem trabalhar com alguém agressivo.
A assertividade, por outro lado, baseia-se no respeito e na comunicação aberta.
O objetivo da assertividade não é vencer, mas ter os seus próprios pontos de vista ouvidos em consideração.
Uma pessoa assertiva expressa os seus sentimentos e opiniões de forma direta, honesta e apropriada, sem menosprezar os outros.
Baseia-se no conceito de que ambas as partes, o orador e o ouvinte, têm o mesmo direito de se expressarem e de serem respeitadas.
Num conflito, a assertividade procura garantir que ambas as partes ganhem, não que uma perca.
A assertividade não implica impor a própria vontade, mas sim expressar os seus pontos de de forma a que sejam ouvidos e considerados.
Se a assertividade for praticada com respeito, os conflitos podem ser resolvidos construtivamente
agressividade e assertividade