LOGIN

REGISTO
Buscador

Violência Verbal e as suas Manifestações

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Violência Verbal e as suas Manifestações


A violência verbal é uma forma de agressão que vai para além dos gritos e dos insultos; Manifesta-se numa série de padrões subtis e destrutivos que desviam o foco do problema para um ataque pessoal. Estes padrões são inúteis porque desencadeiam atitudes defensivas e ressentimento e não fazem nada para realmente mudar o comportamento. Um dos padrões mais comuns é a condescendência, que é utilizada para menosprezar ou fazer com que outra pessoa se sinta inferior. Um exemplo pode ser um comentário que, embora pareça uma piada, tem a intenção de humilhar ou invalidar a outra pessoa. Outra manifestação é a culpabilização, que é utilizada para transferir a responsabilidade de um problema para a outra pessoa. Quem culpa recusa-se a assumir a responsabilidade pelas suas próprias emoções e ações e, em vez disso, queixa-se de que a outra pessoa o "fez sentir" de uma determinada forma. A crítica é outra forma de abuso verbal porque se centra nas falhas da pessoa em vez do problema. Ao contrário do feedback construtivo, que se centra no comportamento e no seu impacto, a crítica é um ataque ao carácter e serve apenas para prejudicar a auto-estima da outra pessoa.

Por exemplo, dizer "exageres sempre" não é construtivo, pois é um ataque pessoal.

A crítica construtiva, por outro lado, centra-se no problema, e não na pessoa.

Um bom feedback começa com uma apreciação pelos esforços da outra pessoa e centra-se no comportamento que pretende mudar, especificamente e sem rótulos.

Por exemplo, em vez de dizer "és preguiçoso", poderia dizer "Reparei que a apresentação não tinha os gráficos que combinamos, e isso afetou o projeto."

A crítica construtiva é uma ferramenta poderosa que


a violencia verbal e as suas manifestacoes

Publicações Recentes de gestao de conflitos

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?