Transcrição Ganhar músculo em corpos endomorfos
É possível ganhar massa muscular em corpos endomorfos? Sim, é possível; no entanto, não é fácil. Os corpos endomorfos têm dificuldade em ganhar músculo devido às suas caraterísticas físicas e metabólicas, uma vez que têm frequentemente músculos pouco definidos e têm de lidar com o aumento do peso corporal. Um aspeto positivo para as pessoas com corpos endomórficos é que, quando ganham um certo grau de massa muscular, mantêm-na com menos esforço do que outros tipos de corpo. Nesta lição, vamos ensinar-lhe os princípios básicos que precisa de saber se quiser ganhar músculo seguindo uma dieta endomorfa. Nutrição: Não podemos falar de ganho de massa muscular sem falar primeiro de nutrição. Os corpos endomorfos, como sabe, têm tendência para ganhar peso e gordura corporal. Negligenciar a sua alimentação pode levar à acumulação de gordura em zonas como as ancas, as nádegas, o estômago, os braços ou outras áreas.
Os corpos endomorfos engordam proporcionalmente, ou seja, uma pessoa com um corpo ectomorfo pode apresentar sinais de aumento de peso numa determinada zona, a barriga por exemplo; enquanto que um endomorfo distribui a gordura acumulada por várias regiões, desde as já referidas até locais como as costas e as papadas; é por isso que são identificados por uma aparência mais larga e robusta.
Entre os aspectos que se devem ter em conta em termos de alimentação, destacam-se a necessidade de não consumir mais calorias do que as recomendadas em função do peso e da altura, e de manter uma proporção adequada de macronutrientes na dieta.
Recomenda-se o aumento do consumo de vegetais e de carne. A proteína animal é altamente benéfica durante o processo de desenvolvimento da massa muscular, e entre os alimentos mais recomendados estão: carnes magras, frango sem pele, ovos e atum; os frutos são uma fonte de vitaminas valiosas, mas a sua ingestão deve ser moderada devido ao seu teor de açúcar, ao qual os corpos endomórficos são sensíveis.
Os hidratos de carbono simples e as gorduras saturadas devem ser reduzidos na dieta de um organismo endomorfo e, se possível, eliminados. Embora integrando corretamente uma dieta flexível na dieta do endomorfo possamos obter resultados satisfatórios, o ideal é não manter o hábito de consumir alimentos com estes macronutrientes. Treino físico: A fórmula para ganhar massa muscular é combinar uma boa alimentação com rotinas de treino. Como explicámos no início da aula, para os corpos endomorfos, embora com esforço, é possível ganhar músculo, e a vantagem destes corpos é que, uma vez adquirido um certo desenvolvimento muscular, é fácil mantê-lo. Os traços físicos que identificam um corpo endomorfo combinam bem com os de uma pessoa musculada, de facto, se pensarmos bem, muitas das pessoas que vemos nos ginásios com músculos definidos e desenvolvidos têm caraterísticas de corpos endomorfos ou, pelo menos, combinadas com estas.
A primeira coisa que temos de fazer quando decidimos iniciar uma rotina de exercícios é certificar
ganhar musculo corpo endomorfico