Transcrição A creatina na dieta endomórfica
A creatina é um dos elementos mais consumidos no mundo dos entusiastas do exercício, a sua popularidade tem vindo a aumentar ao longo do tempo para se tornar uma referência internacional dentro dos suplementos essenciais para o treino. A verdade é que muitos consomem creatina sem saber ao certo qual é o objetivo do seu consumo e a metodologia adequada para o mesmo.
É por isso que consideramos importante aprofundar as principais caraterísticas e funções da creatina, para que possa discernir com conhecimento de causa se este é um produto adequado às suas necessidades ou não, tendo sempre em conta que qualquer novo elemento que incorporemos nas nossas rotinas de treino deve ser feito de forma responsável e em conformidade com as recomendações dos especialistas. O que é a creatina?
A creatina é um aminoácido presente no nosso organismo, que pode ser adquirido através do consumo de diversos alimentos, como algumas carnes e mariscos. Esta substância química encontra-se sobretudo no cérebro e nos músculos, afectando um grande número de processos que ocorrem no nosso corpo. Benefícios do consumo de creatina: A principal função da creatina está principalmente associada ao desenvolvimento muscular, funciona como um restaurador da fadiga muscular e fornece energia aos músculos durante as nossas sessões de treino. Isto permite que o consumo de creatina nos proporcione maior força e energia em momentos de maior intensidade durante os nossos treinos, enquanto os efeitos adversos como a dor e a fadiga que normalmente sentimos após o treino podem ser significativamente atenuados quando consumimos creatina. Tudo isto contribui para que sejam menos frequentes as lesões musculares ou o desconforto geral associado ao exercício.
O seu desempenho irá melhorar consideravelmente, pois ao reduzir a fadiga muscular poderá realizar os seus exercícios com maior intensidade antes de ficar completamente exausto, este é um dos elementos fundamentais que lhe permite experimentar uma maior eficácia no tempo despendido.
A creatina também contribui para o aumento do volume dos seus músculos, uma vez que os líquidos nela contidos tendem a aumentar, pelo que a sua massa muscular ganhará espaço entre a gordura do seu corpo. Consumo: Recomenda-se começar com quantidades não superiores a 3 gramas. A creatina como suplemento é normalmente consumida de forma cíclica, podendo ser utilizada durante 70-80 dias e depois descansar durante aproximadamente 4 semanas. É importante que leve a sério este descanso, a suspensão da creatina após um máximo de três meses é indicada, além disso deve consultar o seu treinador antes de iniciar um novo ciclo, para que ele possa avaliar se realmente precisa de continuar a tomá-la.
Através do consumo de carnes vermelhas e marisco, também é possível aceder à creatina
creatina