Transcrição Vitaminas e e k
As vitaminas E e K, tal como as vitaminas A e D, pertencem ao grupo das vitaminas lipossolúveis. Isto significa que podem ser armazenadas no fígado e no tecido adiposo e libertadas quando o organismo precisa delas. Como são armazenadas durante mais tempo, a ingestão excessiva pode resultar numa eliminação mais lenta e aumentar o risco de efeitos adversos. O consumo prolongado de grandes quantidades de suplementos vitamínicos pode fazer com que os tecidos se tornem resistentes a eles, o que pode levar a resultados indesejáveis. Por conseguinte, é muito mais eficaz conceber um regime alimentar variado que inclua um vasto leque de vitaminas e minerais complementares, em vez de depender exclusivamente de suplementos.
Para garantir um aporte adequado de vitaminas e minerais, é essencial compreender a importância dos micronutrientes essenciais, como as vitaminas E e K.
Vitamina E (tocoferol)
A vitamina E é constituída por um grupo de 8 compostos químicos lipossolúveis, incluindo quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis. Encontra-se principalmente em alimentos vegetais ricos em gorduras insaturadas, como os óleos de oliva, girassol, milho, amendoim e soja. Está também presente, em menor quantidade, nos cereais como o trigo e o arroz, bem como nos vegetais de folha verde (brócolos, espinafres), na gema de ovo, no fígado e nas azeitonas. Destes compostos, o alfa-tocoferol é o mais ativo e benéfico para o organismo.
Funções da vitamina E
- Actua como um importante antioxidante, protegendo as células e promovendo a regeneração dos tecidos.
- Ajuda a reduzir a agregação plaquetária, favorecendo a saúde cardiovascular.
- Está envolvida na síntese de enzimas relacionadas com a formação da hemoglobina.
Importância na boa forma física: Dado o seu papel como antioxidante, a vitamina E é essencial para a manutenção do tecido muscular, especialmente durante os exercícios de força que submetem o organismo a um stress oxidativo considerável.
Dose recomendada
A dose diária recomendada para homens e mulheres é de 12 mg. Nota importante: Cozinhar os alimentos pode destruir grande parte da vitamina E que eles contêm.
Consequências das carências de vitamina E
As carências de vitamina E são raras em pessoas saudáveis, mas podem ocorrer em pessoas com doenças que afectam a absorção intestinal, como as doenças inflamatórias do intestino ou a doença celíaca.
- Anemia devido à destruição dos glóbulos vermelhos.
- degenerescência muscular
Excessos de vitamina E
Embora considerado seguro, um excesso de vitamina E pode causar inflamação nos tecidos musculares, especialmente após uma atividade física extenuante.
Vitamina K (filoquinona, menaquinona, menadiona)
A vitamina K é composta por três variantes principais:
- Vitamina K1 (filoquinona).
- Vitamina K2 (menaquinona).
- Vitamina K3 (menadiona).
Esta vitamina encontra-se nos legumes de folha verde (como os espinafres, a couve e a alface), nos cereais, nas frutas, nas carnes gordas, no fígado e no queijo.
Funções da v
vitaminas k